Início Curiosidades O prato mais duro do mundo? Pedras fritas são a última moda...

O prato mais duro do mundo? Pedras fritas são a última moda de comida de rua da China

81
0

Sacudindo o mundo culinário, um peculiar stir-fry de Hubei, no leste da China, despertou grande interesse nas plataformas de mídia social. O motivo? O prato apresenta PEDRAS como seu principal ingrediente.

Nomeado “suodiu”, que se traduz como “sugar e descartar”, os clientes são encorajados a saborear os sabores sugando as pedras e depois cuspi-las. 

Nas bancas de rua você pode acompanhar o preparo deste prato. Os vendedores aquecem as pedrinhas em uma chapa estilo teppanyaki, despejam óleo de chili, cobrem-nas com molho de alho e refogam tudo com pimentas picadas e dentes de alho.

Um exemplo de um vídeo captura o espírito dessa performance culinária: “Uma porção de especiaria traz à vida a paixão”. O chef no vídeo acrescentou, equiparando a popularidade do prato ao álcool. Os clientes recebem o prato de pedras apimentadas em caixas do tamanho da palma da mão, ao custo de cerca de 16 yuans (cerca de R$ 10).

O humor surge quando um cliente pergunta: “Eu preciso devolver as pedrinhas para você depois que eu terminar?” ao que o vendedor responde com perspicácia: “Leve-as para casa como uma lembrança.”

Este intrigante stir-fry está impregnado de história, acredita-se que remonta a centenas de anos. A receita foi passada oralmente através de gerações de barqueiros. Segundo a CNN, o prato nasceu porque os barqueiros, muitas vezes, se encontravam presos no meio de um rio, sem comida. Eles então  recolhiam pedras e as cozinhavam com condimentos para criar uma refeição improvisada.

Seja você um fã de alimentos incomuns ou um aficionado por história, este “prato mais duro do mundo” certamente irá despertar sua curiosidade!

Texto originalmente publicado em misteriosdomundo e adaptado pela equipe do blog Educadores.