Início Destaque Tudo o que uma pessoa alérgica precisa saber sobre os cuidados com...

Tudo o que uma pessoa alérgica precisa saber sobre os cuidados com a casa.

312
0

Algumas atitudes simples e cuidadosas com a nossa casa são fundamentais para que se viva bem. Cuidar da casa é, também, cuidar da nossa saúde – algo de extrema importancia.

Hoje trouxemos, então, algumas dicas do que é importante tomar cuidado em casa para evitar doenças respiratórias, além de proteger quem já sofre com esse problema e evitar crises de asma, rinite, bronquite, etc.

Ácaros nas alergias respiratórias

Os ácaros estao entre  principais agentes alergênicos que. Mas para que eles provoquem as reações alérgicas a pessoa tem de ter alguma outra doença como asma ou rinite.

Os ácaros ficam alojados em qualquer lugar dentro de casa e são os principais responsáveis por alergias respiratórias e até mesmo alterações na pele. A boa notícia é que com os devidos cuidados, eles podem não provocar problemas.

Vamos ver quais cuidados são esses?

Mantenha portas e janelas abertas para arejar os ambientes

Manter todos os cômodos da casa bem arejados é de extrema importância. Por isso deixe as janelas abertas, e coloque móveis em posições que permitam a entrada da luz natural e a circulação do ar.

Utilize desumidificador de ar

Para que ácaro tenha ação, ele precisa de um ambiente com 60% de umidade. Nesse sentido, usar desumidificador é bem importante.

Instale esterilizadores de ar

Esterilizadores de ar tem a capacidade de purificar o ar, eliminando fungos (mofo e bolor), vírus e bactérias.  Ele funciona porque os ácaros necessitam dos fungos do ambiente para digerirem os seus alimentos, como a pele humana e de animais. Uma vez que o aparelho elimina os fungos do ar, o ciclo biológico desses microrganismos fica comprometido.

Faça uma limpeza profunda periodicamente

Cama, sofá, cobertas… nossos objetos e móveis acumulam muitos ácaros. Por isso é importante limpar profundamente e com alguma regularidade.

Defina uma rotina de limpeza

Já que estamos falando de limpezas periódicas, procure definir uma rotina de limpeza. Isso facilita pra você e evita que tenha que lidar com maiores problemas depois.

Prefira o aspirador de pó à vassoura

As vassouras e os espanadores são grandes inimigos de pessoas alérgicas, pois espalham e levam o pó para cima, piorando os sintomas da alergia. Por isso o aspirador de pó pode ser seu melhor amigo!

Evite o mofo no banheiro

Por causa da umidade, o banheiro se torna o local da casa com maiores chances de acumular fungos e bactérias. Por isso, assim que você notar esses fungos, procure resolver rapidamente.

Escolha o piso adequado

Os mais adequados são pisso lisos, como porcelanatos e laminados. Eles são mais fáceis de limpar e não distribuem pó e ácaros.

Deixe os sapatos na porta da entrada

Isso reduz o carregamento de sujeira para dentro de casa. É uma questão de hábito, e um hábito muito bom!

Higienize o ar-condicionado

A falta de limpeza do ar-condicionado diminui a qualidade do ar. E quando falamos de vias respiratórias, é importante que mantenhamos o ar com pouca poluição, não é?

Além de limpar, procure trocar o filtro regularmente.

Texto originalmente publicado em conteudo.omronbrasil e adaptado pela equipe do blog Educadores.