Início Comportamento Trate seus filhos com cuidado, pois eles são feitos de sonhos

Trate seus filhos com cuidado, pois eles são feitos de sonhos

418
0

Parece besteira dizer que as pessoas devem tratar seus filhos com cuidado. Até por que parece muito natural que mães e pais sintam um amor incondicional e que isso é suficiente para que se trate cim cuidado. Mas a verdade é que o amor se manifesta de várias formas, nem todas da melhor maneira.

Veja aqui como você deve expressar seu amor pelo seu filho de uma forma cuidadosa e benéfica para ambos!

Assista e ouça

Os olhos são o espelho da alma e olhar para a criança, evitando a superficialidade, permite que ela se sinta amada, bem-vinda.

  • Olhe nos olhos dele quando você falar com ele.
  • Desça à altura dela sempre que possível, quando quiser contar algo a ela.
  • Pergunte-lhe frequentemente como se sente: ele se sentirá ouvido e, por sua vez, aprenderá a observar seus sentimentos e emoções.
  • Por exemplo, quando você voltar para casa da escola ou do jardim de infância, evite perguntar “Como foi?” Em vez disso, pergunte “Como você se sente? Como você foi à escola esta manhã “(Ele sente primeiro e sente que, para mamãe e papai, ele é importante acima de tudo como indivíduo e não pelo que faz).

Lembre-se sempre de que ele não é adulto

Não diga que ele “já é um homenzinho”, ou “você está chorando como uma menininha”. É importante que as crianças possam viver plenamente sua infância: brincando, brincando e brincando, sendo amadas, servidas, ajudadas, mimadas, apoiadas.

Nunca esqueça que a criança aprende pelo exemplo. Evite forçar regras. A regra imposta o projeta cedo para um modo adulto inadequado para sua idade. Por exemplo, se você deseja que ele escove os dentes antes de ir para a cama, pegue-o pela mão, vá ao banheiro e comece a escovar os dentes você mesmo, dando a ele a oportunidade de ver e imitar você.

Faça viver um ritmo diário harmonioso

É importante para a criança que se tenha um ritual de manhã com harmonia. Para alcançar essa harmonia você pode:

  1. Torne as atividades realizadas em determinados horários do dia o mais semelhante possível de um dia para o outro.
  2. Evite trocar de assento à mesa ou comer uma vez na mesa e, ocasionalmente, no sofá etc.
  3. Crie um ritual de boa noite e um ritual de bom dia que acompanharão gentilmente seu filho a dormir ou a retomar o dia.
  4. Evite jogos que são muito animados à noite em favor do silêncio, iluminação suave e leituras ou jogos calmos que não carregam energicamente a criança, mas promovem a calma e a transição para dormir.

Faça tudo para ficar calmo e feliz

Reserve um pouco de espaço para se recarregar com as coisas que você gosta de fazer: também temos uma criança interior que nos pede atenção.

Sempre lembre que a maneira como você encara a vida influencia diretamente no humor do seu filho. Ele será feliz, se você for feliz.

Evite comparar seu filho com outros

As comparações o desmoralizam e fazem com que se sinta incapaz e inferior: cada criança é única com seus talentos e fraquezas. Dizer a ele para ver quem achamos que fez as melhores coisas que ele faz apenas o desencoraja e não leva a nada.

Seja abundante em sempre comunicar que o ama do jeito que ele é.

Dê tempo de qualidade

É melhor passar duas horas com nossos filhos em presença total e dedicação total do que um dia inteiro de tédio e frustração. Você pode começar tirando uma hora em que sente que pode estar à sua disposição e sem pensar em mais nada, apenas fique com ele, brinque com os brinquedos dele, entre nas fantasias da cabecinha dele… esteja presente, no final das contas.

Preste atenção aos seus medos

Não ridicularize os medos do seu filho, seja elas criança ou adolescente. Ajude-o a enfrentá-los! Seja seguro em mostrar para ele que é possível passar por aquela situação de maneira tranquila.

Texto originalmente publicado em menteasombrosa e adaptado pela equipe do blog Educadores.