Início Saúde Tireoide: sintomas comuns que revelam possíveis disfunções

Tireoide: sintomas comuns que revelam possíveis disfunções

473
0

Conheça os principais sintomas que apontam problemas com a tireoide

A tireoide é uma glândula que fica localizada na região do pescoço e produz hormônios essenciais para todo o organismo. Por este motivo, ela é particularmente muito importante para a nossa saúde e jamais devemos subestimar os sintomas que o corpo nos envia e que muitas vezes não são devidamente considerados por muitas pessoas. A verdade, é que é difícil perceber os problemas da tireoide devido ao fato de que os sintomas muitas vezes são iguais aos de outras doenças. Vejamos agora quais são os principais sintomas de problemas na tireoide:

Depressão

Conforme um artigo científico publicado pelo Journal of Thyroid Research, há uma relação entre depressão e problemas na tireoide.

Constipação

A disfunção tireoidiana também pode estar relacionada com problemas digestivos. O hipotireoidismo, por exemplo, causa baixa atividade da glândula tireoide, o que pode causar constipação.

Distúrbios do apetite

A glândula da tireoide também é responsável por regular o apetite.

Falta de concentração e perda de memória

Estudos apontam que o hipertireoidismo pode causar dificuldades de concentração e o hipotireoidismo pode causar problemas de memória.

Perda da libido

Conforme estudos, a perda da libido pode estar relacionada à disfunção da tireoide.

Doenças cardiovasculares

Problemas na glândula da tireoide pode afetar o coração, já que uma das funções da tireoide é regular o ritmo cardíaco. Com relação ao hipertireoidismo, os afetados podem sentir palpitações. No caso de hipotireoidismo, pode acontecer uma redução na pressão arterial e na frequência cardíaca.

Problemas de pele

Se você sofre com hipertireoidismo, pode desenvolver problemas de pele. Suas características podem incluir pele quente, úmida e macia. Porém, se você tem hipotireoidismo, sua pele pode ficar fria, seca e pálida.

Interrupção do ciclo menstrual nas mulheres

Conforme estudos, as mulheres que apresentam disfunção na tireoide sofrem com uma maior probabilidade de apresentar irregularidades menstruais.

Queda de cabelo

Um estudo publicado no ‘International Journal of Trichology’, aponta uma relação entre problemas na tireoide e a queda de cabelo, principalmente quando se trata de pessoas bastante idosas.

Ganho de peso repentino

O hipotireoidismo está associado ao ganho de peso, já que ele desencadeia fadiga e ansiedade, o que aumenta a fome e a inatividade física.

Fonte: curiosauro