Início Comportamento Teste: Seu relacionamento é baseado no amor ou na dependência emocional?

Teste: Seu relacionamento é baseado no amor ou na dependência emocional?

276
0

Descubra se você está com alguém por amor ou carência

Encontrar a pessoa certa, que nos faça viver um grande amor, não é nada fácil. Afinal, quantas vezes você pensou ter encontrado o amor da sua vida e com o tempo acabou percebendo que não era bem isso? Você pensou estar apaixonado (a), mas acabou descobrindo que na realidade você estava apenas carente? Por isso hoje vamos ajuda-lo (a) a descobrir a grande diferença entre o sentimento de carência/dependência e o sentimento de amor verdadeiro.

Relacionamento por Dependência Emocional

Para que você consiga realmente entender o que é a dependência emocional, vamos fazer uma análise mental de quantos “sim” e “não” você responderá para as seguintes questões:

– Você tem uma imagem distorcida da pessoa em especial? Você se convencer de que ela era uma coisa mas na verdade ela não e tudo isso?

– Você percebe, quando para pra pensar nos seus relacionamentos amorosos passados, que tem uma tendência a idealizar pessoas?

– Você insiste para que a pessoa seja da forma que você idealiza ao invés de aceitá-la como ela é verdadeiramente?

– Você considera o seu parceiro(a) responsável pela sua felicidade, valor e segurança?

– Você fica ansiosa ou em pânico quando não está com seu parceiro(a)?

– Você possui inúmeras expectativas que seu parceiro(a) deve satisfazer para que você se sinta amado(a) e seguro(a)?

– Você sente que não conseguiria viver sem essa pessoa?

– Você possui muito medo de perder essa pessoa?

– Você sente vazio ou solitário quando esta pessoa não está com você ou não lhe dá a atenção que você considera suficiente?

– Você sente muito ciúmes e se sente proprietário do seu parceiro?

– Você tenta ter controle sobre o seu parceiro?

Todos estes questionamentos servem para que você possa pensar sobre sua própria situação, para que assim você consiga analisar o que se passa com seu relacionamento. “Amor” originado do medo não é amor – é carência. A dependência emocional surge do vazio interior que é criado quando você não consegue se amar o suficiente. Sendo assim, você espera que o seu parceiro preencha este vazio e faça você se sentir mais amado e mais seguro. Se você fizer com que o seu parceiro seja responsável por sua felicidade, você jamais conseguirá ser verdadeiramente feliz.

Você nunca conseguira ter controle sobre o amor que determinada pessoa sente em relação a você. Não existe nada que controle o amor. O amor é o sentimento que sustenta emocionalmente um relacionamento. Ninguém que realmente ama tentará controlar ou possuir o seu amado (a). O amor é sobre dar e dividir e  não sobre conseguir nada de ninguém. O amor de verdade nunca é carente. Quando se ama alguém, se valoriza profundamente as qualidades essenciais da pessoa. Qualidades, estas, que não desaparecem com o tempo.

Relacionamento por amor

O desafio do amor é que ele não é controlável e nem manipulável. É ou não é. O amor começa do princípio do amor-próprio, pois não há como amar alguém sem antes saber amar a si mesmo. Como saberia o que é valorizar alguém se não consegue valorizar a si mesmo? Como saberia o que é cuidar de alguém se não sabe cuidar de si mesmo?

O amor não tem um início marcado e nem aparece quando se quer. É algo inesperado e sem intenção, sem cobranças.

Quando temos amor-próprio nos tornamos menos vulneráveis e menos dependentes da atenção e aprovação dos outros. Quando você se dá a atenção e a aprovação de que precisa, é muito mais fácil perceber quando alguém está tentando retalhar você, ou quando este alguém  está genuinamente se importando com você e a sua essência. Portanto, para poder viver um amor verdadeiro, antes disso, é necessário amar a si mesmo (a)!

Fonte: paraoscuriosos