Início Ciência Teste: Descubra aqui se é um gênio respondendo as 3 questões propostas.

Teste: Descubra aqui se é um gênio respondendo as 3 questões propostas.

1400
0

Testes, puzzles, adivinhas, caça-palavras e matemática. Para quem gosta de ginasticar a mente e dar um uso diferente à massa cinzenta, estes exercícios são úteis para manter a cabeça a trabalhar.

Se sempre suspeitou ter uma mente acima da média ou se é dos que chega a duvidar das suas capacidades intelectuais, este é o teste que o vai esclarecer.

Trouxemos três perguntas não são nada fáceis de responder. Mas os maiores gênios do mundo respondem a todas com uma perna às costas.

Veja se está ao nível dos cérebros mais brilhantes do mundo.

Os gênios não são tão raros quanto parece. Eles estão por toda a parte: há alguns na área das engenharias, outros no mundo da literatura, alguns continuam perdidos na rua sem uma oportunidade de brilhar.

Até agora: a revista Time conversou com especialistas em mentes brilhantes do Mensa, uma sociedade que reúne as mentes com maiores quocientes de inteligência do mundo, e chegou a algumas das perguntas que podem ajudar a descobrir se andam por aí gênios perdidos.

Mas afinal, o que é um gênio? Um gênio é uma pessoa com grande capacidade mental. Existem diversas formas de classificar uma pessoa como gênio ou não. O Teste de Q.I. é uma delas. Nesse caso, com pontuações superiores a 140 pontos a pessoa pode ser considerada um gênio.

Há três perguntas para responder. Divirta-se conosco no teste aqui em baixo. E depois partilhe o resultado (ou não, você lá saberá porquê).

  1. 1 – A aventura do caracol
    Um pequeno caracol estava fugindo (lentamente) de uma ave que tentava comê-lo. Então, quando viu um poço, não pensou duas vezes e entrou nele. A escuridão desse lugar lúgubre fazia dele um esconderijo perfeito contra predadores, mas a verdade é que dentro dele não havia ervas e folhas para o caracol se alimentar. Sabemos que ele queria sair, mas a cada 3 metros que subia a cada dia, escorregava 2 metros de volta. Se o poço tem uma altura total de 5 metros, quantos dias o caracol levou para sair de lá?

Resposta: Antes de responder pense bem, pois provavelmente ela não vai ser a resposta certa. Talvez você tenha pensado em algo assim: se a cada dia ele sobe 3 metros e escorrega 2, quer dizer que ele anda 1 metro. Porém, seriam mesmo 5 dias que o caracol levou para sair do poço? A verdade é que não: no terceiro dia, o caracol chegou no topo do poço, então não escorrega, porque já chegou no ponto mais alto. Portanto, a resposta é 3 dias! Somente 2 em cada 10 pessoas conseguem acertar, então nós damos os parabéns se você conseguiu. Uau!!!

  1. 2 – As portas fatais
    Um garoto chamado Alfredo viveu há alguns anos uma das piores experiências pelas quais um ser humano pode passar: foi sequestrado por um criminoso. Essa pessoa queria testar se o jovem tinha coragem suficiente para sair de sua casa, então colocou três desafios diferentes atrás de cada uma das portas do lugar. Atrás da primeira porta havia um homem armado com um revólver, atrás da segunda havia um leão esfomeado que estava sem comer há 1 ano e atrás da última porta havia um enorme incêndio. Qual porta Alfredo escolheu para escapar?

Resposta: Pode ser que não acreditem mas, 85% da população não consegue resolver este enigma em menos de um minuto, por outro lado, você deve ter chegado à resposta certa. É evidente que enfrentar um pistoleiro estando desarmado é um risco muito alto que não devemos tomar, e enfrentar as chamas de um incêndio sem usar nenhuma proteção ou água para apagar é uma loucura. Mas, quem enfrentaria um leão esfomeado? Provavelmente, ninguém em sã consciência. Mas espere… que animal consegue sobrevier um ano sem comer? Evidentemente, nenhum, então provavelmente o animal já teria perdido a vida. Alfredo chegou a esta conclusão e escolheu a segunda porta!

  1. 3 – A conta secreta
    Para finalizar este artigo, apresentamos um dos testes mais virais da internet, capaz de confundir muito a maioria das pessoas. Vamos às operações matemáticas: 3 flocos de neve somam 30; um floco de neve e duas bengalas de açúcar somam 20; uma bengala de açúcar e os copos de vinho somam 9. Então qual o resultado final da seguinte conta? Uma bengala de açúcar mais um copo de vinho multiplicado por um floco de neve. Não tenha pressa para resolver e preste bastante atenção a todos os detalhes da imagem. Continue lendo só quando tiver chegado à sua resposta!

Resposta: Parece bem evidente que cada floco de neve vale 10, enquanto que os doces natalinos valem 5. E o que podemos dizer dos copos de vinho? Graças à terceira operação, deduzimos que cada taça vale 1. Agora que temos estes dados, vamos resolver rapidamente a conta final! Lembre-se de que, nestes casos, a primeira operação a ser feita é a multiplicação: 10 x 1 = 10. Finalmente, somamos 5 para obter o resultado que estávamos buscando: 15.