Início Curiosidades Sintomas do infarto são diferentes nas mulheres

Sintomas do infarto são diferentes nas mulheres

19480
0

Saúde cardíaca feminina

Por mais incrível que pareça, o infarto pode ser percebido pelas mulheres de uma forma diferente da dos homens. Os sintomas nem sempre podem indicar que o problema está no coração.

SINTOMAS CLÁSSICOS

Estes sintomas aparecem com frequência em ambos os sexos:

Terrível dor no peito, podendo a dor expandir para o braço esquerdo, pescoço, mandíbula, estômago e costas;

Profundo mal-estar;

Náuseas;

Vômito;

Suor frio;

Desmaio.

SINTOMAS ATÍPICOS

Sintomas que aparecem com maior frequência no sexo feminino:

Fortes enjoos;

Falta de ar;

Cansaço sem explicação;

Desconforto no peito;

Arritmia cardíaca.

COMO SURGEM OS SINTOMAS?

Não há uma regra certa de como os sintomas poderão aparecer. Os sintomas poderão aparecer todos ao mesmo tempo, ou apenas um, de forma separa. Ou seja, você pode sentir enjoos, dores no peito e falta de ar, tudo ao mesmo tempo, ou apenas dor no peito.

QUANDO SE PREOCUPAR

Entenda que se algum dia você sentir uma dorzinha no peito, ou em outro um enjoo, ou em outro um cansaço, isso não significa que está tendo um ataque cardíaco. Porém, é importante ficar atenta, especialmente se você faz parte do grupo de risco.

Um infarto só é detectável através de exames clínicos e por este motivo, é importante que, na dúvida, você procure um hospital.

GRUPO DE RISCO FEMININO

Participam do grupo feminino de riscos mulheres que sofram de hipertensão, diabetes, colesterol alto, sedentarismo, estresse e obesidade. Além disso, o histórico familiar da mulher e o fato de ela ser fumante ou não influenciam consideravelmente nos riscos de sofrer ataques cardíacos.

No caso das mulheres fumantes, é importante salientar que o uso do anticoncepcional, aliado ao tabagismo, forma uma combinação trombogênica, o que proporciona a possibilidade da formação de coágulos que podem entupir os vasos sanguíneos.

Além disso, mulheres que passam pela menopausa devem se atentar, pois nesta fase há a perda da proteção vascular que era proporcionada pelos hormônios femininos.

PREVINA

Dedique sua atenção no controle da pressão arterial, diabetes e colesterol. Além disso, caso seja fumante, insista em largar o vício. Manter um peso adequado também é importante para que o coração não seja forçado. Pratique atividades físicas, mantenha uma alimentação saudável e leve uma vida mais leve, sem tanto estresse. Evite ingerir enlatados e processados, pois estes contêm alto teor de sódio e outros componentes que prejudicam a saúde cardíaca.

Esperamos tê-la ajudado! Compartilhe com mais mulheres!