Início Comportamento Seu pedido de desculpas deve ser tão forte quanto sua ofensa foi

Seu pedido de desculpas deve ser tão forte quanto sua ofensa foi

105
0

Desde que somos crianças, aprendemos que quando você faz algo ruim para outra pessoa, você tem que se desculpar, não é? Mas o pedido de desculpas não é tão simples quanto parece: ele deve ter a mesma intensidade da sua ofensa, senão mais!

Vamos te dizer como você deve fazer isso:

1. Avalie por que você sente isso

Você precisa realmente se sentir culpado e entender por quais razões você se sente assim. Pedir desculpas sem esse raciocínio e essa reflexão é o mesmo que pedir desculpas da boca para fora. Você precisa fazer esse pedido com a intenção de realmente obter a resposta positiva, e não sem sentir o remorso.

2. Peça desculpas

Esse pedido é o primeiro passo. Pois, para ser sincero, , essas são apenas palavras que você deve dizer se realmente quiser. Para se desculpar por algo que você não lamenta, palavras e seu caráter são rebaixados

3. Expresse que você entende por que você sente isso

Para se desculpar tão alto quanto foi sua ofensa, você deve expressar que compreende por que está arrependido. Fale sobre suas ações e como elas claramente impactaram. Mostre que você sabe por que rzão fez algo errado, e não simplesmente peça desculpas por que alguém se feriu ou disse que você precisava fazê-lo. Faça de coração, em resumo.

4. Fale sobre o que você aprendeu

 Os erros, principalmente os que ferem outras pessoas, nos proporcionam momentos importantes e de ensino. Quando você pede desculpas, não é apenas para cobrir seu erro, mas para reconstruir a confiança. 

5. Reconheça que você entende as consequências

Outra parte do seu pedido de desculpas deve ser um reconhecimento externo de que você entende que haverá consequências, possivelmente consequências mais graves, se você cometer o mesmo erro novamente. A outra parte não pode confiar totalmente em você novamente se você não entender que cometer esse erro novamente terá consequências.

6. Faça uma lista das maneiras pelas quais você mudará

Esta parte pode ser simples e curta. Falar sobre as etapas que você executará para evitar o erro novamente no futuro informa à outra parte que você está totalmente empenhado em corrigir seus erros e que está trabalhando muito para ser melhor no futuro.

7. Peça perdão

A última etapa no processo de se desculpar em voz alta é pedir especificamente à outra parte que o perdoe. Caso contrário, repita qualquer uma das etapas acima até saber o que precisa acontecer para obter esse perdão.

Texto originalmente publicado em lavidalucida e adaptado pela equipe do blog Educadores.