Início Comportamento Santuário de girassóis é criado para abrigar e proteger abelhas no México

Santuário de girassóis é criado para abrigar e proteger abelhas no México

748
0

Você sabe qual a importância das abelhas para nosso meio ambiente? Essa espécie é responsável por polinizar e garantir reprodução e preservação de muitas outras espécies de plantas, incluindo alimentos. Atualmente, muitos pesquisadores se preocupam com a extinção das abelhas: há pouca atenção e cuidado por parte do ser humano em protegê-las e preservá-las. Além disso, o desmatamento, a poluição e o uso de agrotóxicos contribuem para que elas tenham um futuro não muito desejável.

No entanto, ainda há quem pense nelas: em Oxaca, Estado localizado ao sul do México, 3 hectares de um centro rural foram transformados em um espaço de girassóis especialmente para abrigar e proteger as polinizadoras.

José Esteban Sotelo, trabalhador do local, relata que o santuário faz parte das atrações turísticas da região. Lá, produzem óleo com semente dos girassóis e o mel com apiários de abelhas, além de produtos de saúde e beleza como shampoo, cremes e sabonetes.

A partir de um projeto de ecoturismo que contava com a colaboração de 80 trabalhadores rurais, o santuário nasceu: conforme ia crescendo, turistas iam aparecendo e acompanhando o trabalho e cultivo das flores, além de aprenderem, também, sobre a importância das abelhas para o meio ambiente.

Cinco espécies de girassol são plantadas no local, e segundo José Esteban o dinheiro arrecadado com os produtos contribui para a renda mensal dos produtores locais e para que seja possível manter a plantação de girassóis. Além disso, a sustentabilidade é presente também na reutilização dos resíduos gerados pelas plantas: na alimentação do gado, e como adubo para outras culturas como milho, coco e limão.

Este arquivo foi publicado originalmente no site ciclovivo.com.br e adaptado pela equipe do blog educadores.live.