Início Bem estar Sal amargo limpa o sangue – será?

Sal amargo limpa o sangue – será?

415
0

Sulfato de magnésio é conhecido por muitos como “sal amargo”. Também é muito associado a limpeza de toxinas do corpo, e vem sendo muito utilizado em banhos terapêuticos e oralmente na intenção de “limpar o sangue”. Mas será que realmente ele admite essa função?

O sal amargo contém dois elementos muito importantes para nossa saúde: o magnésio e o sulfato. O magnésio auxilia em várias funções necessárias para o corpo, regulando a atividade de diversas enzinas. Já o sulfato ajuda muito na absorção de nutrientes, libera toxinas e alivia dores de cabeça. É de se esperar que a união dos dois gere um bom resultado no produto do sal amargo, não é?

Uma pesquisa publicada analisou 19 indivíduos que tomavam banho de sal amargo e encontraram um nível mais alto de magnésio e sulfato no sangue dessas pessoas após os banhos. Hoje, muitos adeptos das técnicas com sal amargo afirmam que além de eliminar toxinas, ele auxilia na manutenção do peso, alívio de dores musculares e melhoria da saúde em geral.

Mas veja os demais benefícios que o sal amargo pode lhe trazer.

PELE MAIS MACIA

Tome um banho de cerca de 20 minutos em uma banheira com o ingrediente e terá uma pele macia e hidratada.

DOR MUSCULAR

Um banho breve de 10 minutos já auxilia em aliviar as dores musculares, diminuindo tensões no corpo.  O magnésio que compõe o sal amargo  é um dos condutores de impulsos elétricos no organismo, o que ajuda os músculos e nervos a funcionar de maneira correta.

RELAXA E PREVINE O ESTRESSE

Uma hora de manho de sal amargo ajuda no alívio de estresse associado à deficiência de magnésio no organismo e aumento de adrenalina, que leva a disturbios como ansiedade e depressão. Ao ser dissolvido em água morna, o magnésio é reposto no organismo e isso ajuda o corpo a produzir serotonina, hormônio que melhora humor e relaxa.

EFEITO LAXANTE

Um banho de 20 minutos, ou a ingestão oral de sal amargo de 10 a 30 gramas por adulto pode estimular os movimentos intestinais por 30 minutos até 6 horas.

UNHAS ENCRAVADAS

Mergulhe os pés por 12 minutos em um balde com água e o ingrediente para reduzir inflamação causada por unhas encravadas. Além de diminuir o problema, alivia a dor.

PREVINE PROBLEMAS CARDÍACOS E DIABETES

O sal amargo melhora a saúde do coração e auxilia na prevenção de doenças associados a ele. Além disso, ajuda a aumentar a eficácia da insulina no organismo, reduzindo o risco de diabetes.

ELIMINAÇÃO DE TOXINAS

Há uma crença de que os sulfatos presentes no sal podem interagir com toxinas e metais tóxicos presentes no organismo, e ajudam assim a limpar o corpo de compostos prejudiciais.

Mas o sal amargo limpa o sangue ou não?

A questão é que não existem evidências que comprovem isso. Alguns estudos indicam que os compostos que formam o sal (magnésio e sulfato) são facilmente absorvidos pela pele, tornando o banho de sal uma boa opção.

Para quem bebe água com o sal pela manhã acreditando limpar o organismo de toxinas, a informação é a mesma: não há evidências científicas de ele limpa o sangue. Se você ingerir em excesso ele pode, inclusive, causar diarreias devido ao efeito laxante.

Texto originalmente publicado por mundoboaforma e adaptado pela equipe do blog educadores.