Confira quais alimentos são fontes de colágeno
O colágeno equivale cerca de 25% de toda proteína presente no organismo humano. A função dela é sustentar às células, mantendo-as unidas. O colágeno pode ser encontrado na pele, nos ossos, nas cartilagens, nos ligamentos e nos tendões. Ele é fabricado de forma natural pelo nosso organismo, mas vamos o perdendo conforme vão se passando os anos. Para se ter uma ideia, perdemos cerca de 1% de colágeno anualmente, resultando no aparecimento de rugas, flacidez e aumentando a fragilidade articular e óssea. Para diminuir essa perda, é essencial investir em uma reposição através da alimentação.
Conforme o nutricionista Gabriel Cairo Nunes, a falta do colágeno pode ser percebida a partir do aparecimento de dores articulares, tendinites, fragilidade capilar, perda óssea, rugas precoces e unhas enfraquecidas.
As mulheres são as que mais sofrem mais com a perda de colágeno, já que elas possuem uma quantidade menor dessa proteína no organismo, quando comparado aos homens.
Além do mais, há outros fatores que aceleram o desgaste da pele, entre eles: a exposição excessiva ao sol, o cigarro, a poluição, a herança genética, as alterações hormonais, a alimentação desequilibrada e o estresse.
Uma forma simples, de baixo custo e eficaz para incentivar a produção de colágeno e atrasar o processo de envelhecimento é manter uma alimentação balanceada.
A seguir confira os alimentos que ajudam na reposição de colágeno no organismo:
Carnes, ovos, peixes
Estes alimentos são ricos em proteínas e de vitaminas B6 e B12. Além do mais, são essencias para a flora intestinal agindo no metabolismo de carboidratos, lipídios e aminoácidos.
Feijão, brócolis e ervilha
É fundamental ingerir folhas verde-escuras como espinafre e outros alimentos como lentilhas, grãos, gema de ovo, fígado bovino e laranja, pois são fontes de ácido fólico, um nutriente importantíssimo para síntese do RNA e DNA, sendo essencial na replicação celular.
Cerejas, uvas, soja
Incentivam a renovação celular, já que possuem flavonoides, um poderoso antioxidante para neutralizar os radicais livres, que causam o envelhecimento celular.
Aveia e leguminosas
Estes alimentos são ricos em silício, um mineral contido em vegetais, que auxilia na manutenção da rigidez celular. A aveia age nos músculos, tendões, cartilagens e articulações diminuindo as dores e outros problemas causados devido à ausência de colágeno.
Vitamina C
Alimentos fontes em vitamina C melhoram a síntese do colágeno. Consuma muito as frutas cítricas como laranja, acerola, limão e abacaxi.
Frutas vermelhas
Frutas vermelhas são fontes de cianidina e vitamina C, antioxidantes que agem contra os radicais livres. O consumo beneficia as paredes dos vasos sanguíneos da pele, melhorando a irrigação sanguínea e a oxigenação. Além do mais, as frutas vermelhas combatem o envelhecimento precoce das células, o excesso de oleosidade e a acne.
Fonte: gaucha