Início Beleza Saiba quais são os alimentos que mais possuem colágeno

Saiba quais são os alimentos que mais possuem colágeno

746
0

Confira quais alimentos são fontes de colágeno

O colágeno equivale cerca de 25% de toda proteína presente no organismo humano. A função dela é sustentar às células, mantendo-as unidas. O colágeno pode ser encontrado na pele, nos ossos, nas cartilagens, nos ligamentos e nos tendões. Ele é fabricado de forma natural pelo nosso organismo, mas vamos o perdendo conforme vão se passando os anos. Para se ter uma ideia, perdemos cerca de 1% de colágeno anualmente, resultando no aparecimento de rugas, flacidez e aumentando a fragilidade articular e óssea. Para diminuir essa perda, é essencial investir em uma reposição através da alimentação.

Conforme o nutricionista Gabriel Cairo Nunes, a falta do colágeno pode ser percebida a partir do aparecimento de dores articulares, tendinites, fragilidade capilar, perda óssea, rugas precoces e unhas enfraquecidas.

As mulheres são as que mais sofrem mais com a perda de colágeno, já que elas possuem uma quantidade menor dessa proteína no organismo, quando comparado aos homens.

Além do mais, há outros fatores que aceleram o desgaste da pele, entre eles: a exposição excessiva ao sol, o cigarro, a poluição, a herança genética, as alterações hormonais, a alimentação desequilibrada e o estresse.

Uma forma simples, de baixo custo e eficaz para incentivar a produção de colágeno e atrasar o processo de envelhecimento é manter uma alimentação balanceada.

A seguir confira os alimentos que ajudam na reposição de colágeno no organismo:

Carnes, ovos, peixes

Estes alimentos são ricos em proteínas e de vitaminas B6 e B12. Além do mais, são essencias para a flora intestinal agindo no metabolismo de carboidratos, lipídios e aminoácidos.

Feijão, brócolis e ervilha

É fundamental ingerir folhas verde-escuras como espinafre e outros alimentos como lentilhas, grãos, gema de ovo, fígado bovino e laranja, pois são fontes de ácido fólico, um nutriente importantíssimo para síntese do RNA e DNA, sendo essencial na replicação celular.

Cerejas, uvas, soja

Incentivam a renovação celular, já que possuem flavonoides, um poderoso antioxidante para neutralizar os radicais livres, que causam o envelhecimento celular.

Aveia e leguminosas

Estes alimentos são ricos em silício, um mineral contido em vegetais, que auxilia na manutenção da rigidez celular. A aveia age nos músculos, tendões, cartilagens e articulações diminuindo as dores e outros problemas causados devido à ausência de colágeno.

Vitamina C

Alimentos fontes em vitamina C melhoram a síntese do colágeno. Consuma muito as frutas cítricas como laranja, acerola, limão e abacaxi.

Frutas vermelhas

Frutas vermelhas são fontes de cianidina e vitamina C, antioxidantes que agem contra os radicais livres. O consumo beneficia as paredes dos vasos sanguíneos da pele, melhorando a irrigação sanguínea e a oxigenação. Além do mais, as frutas vermelhas combatem o envelhecimento precoce das células, o excesso de oleosidade e a acne.

Fonte: gaucha