Início Beleza Ervilha fresca: combate depressão, câncer e diabetes

Ervilha fresca: combate depressão, câncer e diabetes

863
0

Além de ser deliciosa, a ervilha fresca beneficia a nossa saúde em diversos sentidos

Ervilhas frescas: conheça os incríveis benefícios para a saúde.

Quando se fala em proteína, muitas pessoas logo pensam em alimentos de origem animal e se esquecem de que existem inúmeros vegetais repletos dessa propriedade e de muitas outras vantagens nutricionais, como por exemplo, a ervilha. A ervilha é uma das mais benéficas fontes de proteína, por ter praticamente o dobro de proteínas da maior parte dos vegetais.

Além do mais, ela é muito fácil de ser cultivada, e pode fazer parte de pratos deliciosos, como saladas, sopas, e acompanhamentos dos mais diversos. A ervilha é rica em fibras, vitaminas A, B, C, E e K, zinco, magnésio, ferro, potássio, cálcio, entre outras. Ela complementa os pratos, e beneficia a saúde. Confira abaixo alguns benefícios:

Beneficia o coração

A ervilha possui niacina, uma substância capaz de reduzir os níveis de colesterol ruim – o LDL. Também possui flavonoides, que agem como anti-inflamatório e auxiliam na prevenção de coágulos sanguíneos, que causam problemas cardíacos, como AVC e infarto, e impossibilitam a formação de placas nas artérias.

O Zinco, as vitaminas do Complexo B e o ácido fólico previnem as paredes dos vasos sanguíneos. Sendo assim, a ervilha é uma forte aliada no combate a uma série de doenças cardíacas.

Combate à diabetes

A ervilha possui um baixo índice glicêmico, atuando contra o aparecimento de diabetes. Os antioxidantes contidos nesse alimento e o seu poder anti-inflamatório são aliados da regulação dos níveis de açúcar no sangue.

Protege à visão

A ervilha possui luteína, uma substância que não é produzida pelo corpo humano e é fundamental na proteção dos olhos dos efeitos nocivos dos raios solares. Sendo assim, a ervilha é aliada da visão.

Fortifica os ossos

A ervilha possui cálcio, um elemento fundamental para proteger e fortalecer os nossos ossos. Além do mais, ela possui vitamina K, B e ácido fólico, componentes que auxiliam na absorção de cálcio e previnem doenças ósseas, como osteoporose.

Melhora a digestão

Por ser uma ótima fonte de fibras, a ervilha ajuda no bom funcionamento intestinal, facilitando a digestão, tornando-a mais eficiente, e diminuindo as probabilidades de desenvolvimento de problemas, como prisão de ventre, síndrome do intestino irritável, entre outras.

Beneficia a musculatura

Por ser uma ótima fonte de proteínas, as ervilhas auxiliam no fortalecimento muscular, sendo muito mais saudável do que boa parte dos suplementos industriais.

Melhora a saúde da pele

A ervilha possui antioxidantes, como os flavonoides, carotenoides, ácidos fenólicos e polifenóis, que auxiliam no combate a radicais livres, que, em longo prazo, destroem as células. Por isso elas são capazes de prevenir o envelhecimento precoce.

É benéfica para o cérebro

A ervilha contém magnésio, ferro, fósforo e zinco, minerais essenciais para o bom funcionamento do sistema nervoso. A vitamina K, que também está presente no alimento, é fundamental para o cérebro e pode prevenir doenças degenerativas, como o Alzheimer.

Melhora o sistema imunológico

Por conter antioxidantes e vitaminas, especialmente a C, a ervilha fortalece o sistema imunológico. A vitamina C ajuda melhora a absorção de ferro, um elemento que, quando em falta provoca sintomas, como cansaço, fadiga, etc.

Evita o câncer

Por conter muitos antioxidantes importantes, o consumo de ervilhas naturais pode ajudar a prevenir a degradação celular, diminuindo as chances de aparecimento de diversos tipos de câncer.

Melhora a saúde do sangue

A ervilha contém uma boa quantidade de ferro, sendo muito útil na prevenção de doenças do sangue, como anemia. O ferro é responsável por levar o oxigênio para as células de todo corpo. Sendo assim, consumir alimentos com esse elemento é essencial para a nossa saúde.

Combate à depressão

A ervilha possui folato, uma substância que ajuda a reduzir os sintomas da depressão. Os antioxidantes ajudam ainda a prevenir o aparecimento da doença.

Propriedades de Emagrecimento

Por ser rica em fibras e proteínas, e pobre em gorduras, a ervilha é uma excelente aliada na hora de perder peso.

É importante ressaltar que as propriedades e benefícios citados acima referem-se a ervilhas frescas e naturais. Sendo assim, evite qualquer alimento enlatado ou industrializado.

Fonte: greenme