Início Comportamento Saiba quais alimentos que podem diminuir a sua ansiedade

Saiba quais alimentos que podem diminuir a sua ansiedade

884
0

Saiba quais são os alimentos que podem diminuir a sua ansiedade

Sentir um pouco de ansiedade pode ser saudável. É um tipo de resposta relacionada ao estresse: é o que o que nos mantém atentos e nos faz sobreviver. Porém, se a ansiedade for excessiva, fazendo com que você fique se preocupando demais com os mínimos detalhes, este instinto de sobrevivência pode se tornar até uma doença, quando se torna um hábito. Ainda bem que existem formas simples e naturais para aliviar a mente sem nem precisar sair da cozinha. Confira:

Consuma mais cereais

A falta de vitamina B12 no organismo pode causar ansiedade. A vitamina B12 quando presente no cereal é mais facilmente absorvida do que em outros alimentos pois a vitamina é borrifada, como um suplemento. (Tome o leite até o último gole, que é onde ficam as vitaminas do cereal matinal.)

Elimine a cafeína

É normal sentir-se ansioso depois de ingerir bebidas com cafeína. Aliás, o quadro de “transtorno de ansiedade induzido pela cafeína” é um diagnóstico médico oficial. A cafeína age como um psicoestimulante, sendo assim ela estimula o sistema nervoso central e depois fica presente na corrente sanguínea e nos tecidos por até seis horas.

A luz do sol é um verdadeiro inibidor de ansiedade. Sendo assim, fique sobre a luz do sol 15 minutos por dia, e ao longo desse tempo não use filtro solar (somente nos 15 minutos). Isso fará com que aumente os seus níveis de vitamina D naturalmente, o que pode minimizar os sintomas da depressão e da ansiedade.

Tome chá de camomila

A camomila é um remédio natural clássico para nervos em frangalhos. Ela contém as substâncias apigenina e luteolina, que proporcionam o relaxamento. Para uma ação calmante mais potente, use dois saquinhos de chá de camomila para uma xícara de água e deixe em infusão, coberto, por 10 minutos. Ingira três xícaras por dia quando estiver passando por momentos mais estressantes.

Coma atum em lata

O atum possui altos níveis do aminoácido essencial lisina, um dos componentes dos neurotransmissores.

Troque o açúcar pelo mel

O mel é mais saudável do que o açúcar em muitos sentidos. Além disso, estudos apontam que ele auxilia contra a ansiedade.

Aposte no ômega-3

Há evidências de que os ácidos graxos ômega-3, presentes especialmente em peixes gordurosos, frutos secos e linhaça, aliviam os sintomas de ansiedade. Além do mais, diminuem no organismo os níveis de estressores químicos como adrenalina (epinefrina) e cortisol.

Use essência de lavanda

Algumas gotas de óleo essencial de lavanda no travesseiro, no banho ou num lenço podem fazer com que a ansiedade fique menos presente. Você pode até usá-lo na pele – é um dos poucos óleos essenciais que podem ser aplicados diretamente. Você também pode colocar cinco gotas para um copo de água fervente e inalar para um efeito calmante ágil.

Fonte: selecoes