Início Bem estar Saiba por que brincar em espaços abertos traz tantos benefícios às crianças

Saiba por que brincar em espaços abertos traz tantos benefícios às crianças

374
0

Há alguns anos atrás era muito comum ver crianças brincando na rua das mais diversas brincadeiras. Hoje em dia, é inegável a diferença dos tempos: as crianças estão cada vez mais se distraindo em computadores, tablets e celulares, limitando suas saídas e brincadeiras com outras crianças presencialmente, e principalmente na rua.

Há mais de décadas há comprovações científicas a respeito dos benefícios e da importância das crianças brincarem ao ar livre. Segundo a neuropediatra Fernanda Silveira de Quadros, do Hospital da Criança Santo Antônio, em Porto Alegre, as brincadeiras fora de casa  é um meio de mecanismo para o bem-estar e auxilia na aprendizagem e desenvolvimento.

A neurologia provou, há muito tempo, que o cérebro se forma da interação das crianças com o ambiente e com outras pessoas, e não somente por herança genética. Quando a criança brinca ao ar livre, com contato com a natureza, ela estimula os músculos e o cerebelo fazendo com que desenvolvam o senso de equilíbrio e organização espacial mais apurado.

Ainda segundo a neuropediatra, as brincadeiras na rua promovem o fortalecimento da autonomia e da autoestima, dando a elas maior confiança nas suas habilidades motoras. Também desenvolvem mais suas competências sociais e emoções diversas.

BENEFÍCIOS DE BRINCAR AO AR LIVRE

Aprende a ser ativo e explorador

Um estudo publicado pelo American Institutes for Research, feito em escolas que usam a natureza como sala de aula, o desempenho dos alunos em estudos sociais, ciências, matemática e linguagens tem uma melhora significativa. Isso se deve a vontade e iniciativa de aprender e explorar.

Favorece os vínculos sociais
Crianças que brincam ao ar livre com regularidade são mais capazes de conviver com os outros, mais saudáveis e mais felizes, segundo um estudo publicado em 2005 na Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine.

Estimula todos os sentidos
O galho vira uma espada, as folhas viram pratinhos, a terra vira alimento e por aí vai. Tudo isso é resultado da criatividade que as crianças desenvolvem ao brincar ao ar livre.

Desenvolve concentração
De acordo com uma publicação do Journal of Environmental Psychology, o acesso à natureza é fundamental a jovens que vivem nas cidades, dando a eles mais paz, autocontrole e autodisciplina.

Estimula a prática de atividade física
Crianças que brincam em diferentes ambientes proporcionados pela natureza são mais propensas a adquirirem o gosto pelas atividades físicas, e também já possuem certo grau de desenvolvimento corporal, pois são ativas.

Reduz a violência
Pesquisa publicada no Environment and Behavior mostra que prédios cercados por vegetação apresentaram índice de criminalidade 52% menor do que prédios com baixa incidência de vegetação. 

Traz benefícios diretos à saúde
De acordo com estudo publicado no Journal of Atention Disorders, em 2008, o contato com a natureza pode reduzir significativamente os sintomas de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade , também diminuem o estresse e até a ocorrência de doenças como miopia e obesidade na infância.

Portanto, influencie seu filho a brincar mais na rua, com a natureza! Os benefícios são todos comprovados pela ciência.

Texto originalmente publicado em gauchazh e adaptado pela equipe do blog Educadores.