Início Bem estar Saiba identificar os sinais de que a sua imunidades está baixa

Saiba identificar os sinais de que a sua imunidades está baixa

797
0

Identifique os sinais de que a sua imunidade não está forte

Quando o nosso corpo está fraco e se percebe incapaz de nos defender, ele nos alerta de diversas formas. Afinal de contas, se o nosso corpo não estiver resistente, não teremos imunidade para nos proteger de intrusos, como os vírus, parasitas, fungos, bactérias, entre outros. Isso é muito grave, pois podemos adoecer facilmente e a nossa saúde está totalmente em risco.

Confira alguns sinais de que a sua imunidade está baixa:

Você sofre com infecções recorrentes, como amigdalite ou herpes;

Você contrai doenças simples facilmente, que demoram a passar ou que se agravam rapidamente, como gripe;

Sofre com febres frequente e calafrios;

Os seus olhos estão frequentemente secos;

Sente um cansaço extremo;

Sofre com náuseas e vômitos;

Sofre com diarreia mais de 2 semanas;

Possui manchas vermelhas ou brancas na pele;

Seu cabelo cai muito;

 Além destes sintomas, o sistema imunológico, quando fraco, favorece o aparecimento de estresse, mesmo após dormir por longos períodos ou durante as férias.

O sistema imunológico é constituído pelas células de defesa e por barreiras físicas no corpo, como a pele e a acidez do estômago, que agem impedindo a entrada de micro-organismos ou combatendo infecções quando o organismo está doente.

O que pode enfraquecer o sistema imunológico?

O sistema imunológico normalmente fica mais fraco durante uma gripe ou resfriado e, por este motivo, nesses períodos facilmente pegamos outra doença como amigdalite, sem que necessariamente tenhamos algum problema de saúde.

Porém, caso essas infecções apareçam muito frequentemente, pode indicar que alguma doença está se desenvolvendo.

Além do mais, a saúde do sistema imunológico pode ficar comprometido com o uso de corticoides, medicamentos imunossupressores, que são utilizados em transplantes de órgãos, durante o tratamento para câncer ou com o uso prolongado de alguns remédios anti-inflamatórios, como a Dipirona.

Imunidade baixa na gravidez

É normal que o sistema imunológico da mulher grávida fique enfraquecido, pois o seu organismo fica exposto a alterações hormonais e às mudanças do corpo, sendo importante manter uma atenção redobrada para que sejam evitados problemas como gripes e infecções urinárias.

Para que se evite complicações, é muito importante ir às consultas de pré-natal, manter uma alimentação rica em frutas e legumes ricos em antioxidantes, como laranja, abacaxi, limão, cenoura e couve, e tomar as vacinas para gripe durante a gestação.

Quando é necessário procurar um médico?

Você deve procurar ajuda médica quando perceber dois ou mais dos sintomas de imunidade baixa.

Normalmente, o tratamento é realizado com alterações na alimentação, prática regular de atividade física e uso de remédios caseiros como o chá de equinácea.

Fonte: tuasaude