Início Educação Raciocínio lógico infantil: 8 brinquedos que vão estimular sua criança

Raciocínio lógico infantil: 8 brinquedos que vão estimular sua criança

448
0

Hoje temos uma ótima dica para todos os educadores. É momento de dar atenção para as brincadeiras que estimulam a construção do conhecimento logico matemático em suas crianças. Vale ressaltar que tanto na escola quanto em casa tais estímulos são necessários e indispensáveis para o desenvolvimento pleno da criança na área da matemática.

Vejamos quais são essas brincadeiras.

1. Massinhas para modelar

A massinha não é somente encantadora por causa de suas várias cores, ela também é indicada como uma estimuladora da capacidade sensorial, habilidade motora, criatividade, concentração e concentração. Para os modelos em atividade como propostas surge a oportunidade de criar usando a imaginação. Ainda é possível trabalhar a mistura de cores primarias e secundarias. Além disso são atividades criativas que provocam  a construção do raciocínio lógico, que será benéfico mais tarde.

2. Quebra-cabeças

Se trata de um estimulo de muita importância por estimular a concentração, estratégia e, e ainda exige muito raciocínio para montar, o quebra-cabeça. Além disso, esses estímulos são um dos mais eficazes e divertidos que podem ser em família. Prefira os que atraem as crianças.

3. Jogos da memória

O jogo da memoria é uma explosão de estímulos para as crianças e também para adultos, ele estimulará o raciocínio lógico infantil. Trata-se de uma atividade para o cérebro regado de muitos benefícios e garantia de aprendizado porque  aumenta a capacidade de pensar, de se concentrar e a memorização.

Os jogos da memoria podem ser escolhidos de acordo com a faixa etária de cada criança.

4. Jogos de bloco/LEGO

Esse jogo de múltiplas cores é certamente um jogo com múltiplas possibilidades de criação e figuras geométricas, os blocos de montar ampliam a percepção para as formas e o raciocínio abstrato. Para isso os pequenos devem ajustar peças e programar construções, de modo a ter no resultado uma composição lógica e criativa. Mais do simplesmente estímulos, essa atividade não exige regrinhas e ainda é capaz de criar milhares de formas.

5. Jogos de tabuleiro

Atualmente contamos com muitas opções de jogos de tabuleiro e cada um tem sua proposta para desenvolver o raciocínio estratégico. Como por exemplo o estímulos der padrões, excitando o cérebro a alcançar semelhanças e contestações. Além disso, exigem estratégias para alcançar vitorias e estimulam a criança do inicio ao fim.

E que tal unir o útil ao agradável e fazer um momento em família? Não importa se são jogos clássicos ou modernos: todos têm poder de curtição! Sem contar que essa é uma maneira de estreitar ainda mais os laços de todos, não acha?

6. Leitura

raciocínio lógico infantil

o envolvimento continuo na leitura promove o desenvolvimento infantil, é ainda uma maneira de estimular o vocabulário, o conhecimento sobre o mundo, a pensamento,  o desenvolvimento de empatia, a compreensão correta da escrita, a edificação de conceitos, o aumento do senso crítico, a interpretação de texto e a análise de fatos.

É importante que os pais criem o habito em casa, promovendo meio para que as crianças tenham mais aproximação com os livros de diferes tipos de textos e propostas. Lembre-se que a leitura começa bem antes da criança falar com aquisição de livros ilustrados.

7. Jogos eletrônicos

Os jogos eletrônicos estão entre os jogos que estimulam porque estão inseridos nesse novo tempo. Esse jogos não devem ser menosprezados porque são de grande valia quando usados com sabedoria. Temos como exemplo para as crianças os seguintes joguinhos: O Meu Solzinho, que se trata de um aplicativo que conta com diversos games arguciosos, tornando a diversão certa.

Jogos para Playstation e XBox One são uma ótima dica para as crianças porque são estimulantes da coordenação motora, estímulo do pensamento rápido, acréscimo do poder de tomar decisões, desenvolvimento da inteligência emocional e da  concentração.

8. Xadrez

Um jogo que quando praticado ajuda no desenvolvimento do raciocínio estratégico, matemático, lógico, a aplicação e o pensamento crítico. Quando se aprende a jogar xadrez na infância torna as crianças ainda mais esperta e inteligente, com o Q.I. a mais e e com mais facilidade para a aprendizagem escolar. Por isso, consiga um tabuleiro e impulsione as crianças nesse jogo.

Este artigo foi publicado originariamente no site- Modo de Brincar, e foi reproduzido adaptado por equipe do blog cantinho