Início Destaque Quer viver até os 100 anos? Então aprenda a seguir as 7...

Quer viver até os 100 anos? Então aprenda a seguir as 7 regras da longevidade

65
0

O Japão é o país com maior expectativa de vida do mundo. Hoje, existem mais de 30.000 pessoas com mais de 100 anos. Por que os japoneses podem viver tanto e como acompanhar sua experiência? Para viver muito e com saúde, várias regras devem ser seguidas. Não importa quantos anos você tem. Se você começar a seguir essas regras agora, estará no caminho certo para uma vida mais saudável, feliz e longa.

Mova-se mais

Os avós japoneses caminham pelo menos 1 hora por dia e realizam as tarefas domésticas diárias sem parar, por isso as doenças cardiovasculares e os ataques cardíacos são raros. A atividade física pode ajudar a manter o peso e combater a inflamação.

Não importa quantos anos você tem, levante-se de manhã e faça exercícios, corra, ande de bicicleta, nade, dance.

Esqueça suas queixas

Não é fácil esquecer alguém que envenenou a sua vida. Mudar seu relacionamento é uma tarefa muito difícil. Ressentimento, dor, amargura de vingança – todas essas emoções esgotam a energia da vida de uma pessoa e destroem a alegria de viver. Pessoas mentalmente saudáveis ​​não perdoam ninguém, porque não culpam ninguém.

Existe um ditado sábio na medicina tradicional chinesa: “Liberte-se de pensamentos pesados, tente ser calmo e otimista, seja respeitoso, tenha um corpo forte e uma mente pura”. Se você conseguir fazer isso, poderá viver até os 100 anos.

Comunique-se mais

Um erro comum que nossos idosos cometem é simplesmente ficar sentados em casa assistindo TV e evitando sair e interagir com qualquer pessoa. Os idosos se apegam a si mesmos e só pensam nas suas próprias doenças e problemas. Por que não podemos aprender com os aposentados japoneses? Eles também têm problemas, mas só se relacionam com pessoas que são interessantes e valiosas para eles: amigos, parentes, vizinhos, colegas.

Quando você está na companhia de pessoas legais, você recebe mais atenção e aprende a se respeitar. Pode ser edificante e psicologicamente estável. Tem um bom efeito na saúde humana. A gama de interesses se expande, a vida se torna mais interessante, a pessoa se sente necessária e não cai na agonia da solidão.

Durma o suficiente

O sono é essencial para recarregar energias e proporcionar saúde psicológica. Se uma pessoa tem uma noite de sono ruim, falta energia no dia seguinte. Se você não dorme bem, não pode deixar de esquecer a vida longa e saudável. Curiosamente, não apenas o sono curto, mas também o sono excessivo reduz a expectativa de vida.

Coma bem

Acredita-se que os idosos japoneses não consumam mais do que 1 colher de chá de sal por dia e evitem comer muita comida quente porque pode causar câncer de estômago. Além disso, fumar entre idosos japoneses é muito raro. Doces são considerados fonte de ataques cardíacos e diabetes, portanto evite-os. Acredita-se que se você desistir de doces, bolos e tortas, isso apoiará a atividade cerebral e melhorará sua memória. O menu de longevidade inclui fibras, grãos integrais, vegetais frescos e frutas. Os produtos lácteos azedos são mais utilizados para evitar lesões e regeneração óssea. Acredita-se que a quantidade de cálcio no organismo deva ser mantida em um nível adequado.

Sempre aprenda e desenvolva

Estudos mostram que as pessoas que se socializam mais, viajam, trabalham, exercitam o cérebro e aprendem um novo idioma vivem mais. Se você não quer envelhecer prematuramente, você precisa se livrar da sua inércia/estilo de vida descendente. Não passe o seu novo dia igual ao de ontem. Alimente o cérebro constantemente com novas informações, use seus hábitos e pensamentos – só assim você poderá sair do emaranhado da vida cotidiana.

Faça um plano

À medida que as crianças crescem, a maioria dos pais decide envelhecer em paz – como se essa fosse a única maneira… Esta é uma visão errada e prejudicial. Até as más condições de vida deixam de preocupar as pessoas. De acordo com um estudo recente realizado por gerontologistas, as pessoas com um grande propósito na vida vivem até os 90 anos e são muito mais saudáveis ​​do que as pessoas sem propósito ou plano.

Uma vida longa e saudável depende apenas de você. Não se engane, veja o exemplo dos japoneses, ainda existem muitas coisas interessantes na vida que você não viu. Você tem parentes idosos? Qual é o segredo deles? Certifique-se de compartilhar suas histórias na seção de comentários.

Texto originalmente publicado em news.xopom e adaptado pela equipe do blog Educadores.