Início Ciência Quando as crianças se sentem amadas, elas aprendem a amar

Quando as crianças se sentem amadas, elas aprendem a amar

371
0

Um fato que muitas vezes é ignorado é que as crianças aprendem a amar quando recebem o amor na infância.

Um estudo recente tem comprovado isso. A revista Child Development revelou que um dos melhores alicerces para que as crianças prosperem na vida e tenham boa estabilidade emocional não é tanto a disciplina ou estimulação precoce, nem mesmo a educação em valores, mas simplesmente a sensibilidade e o amor que os pais lhe mostram.

Psicólogos mostraram que, aos 30 anos, adultos que tiverem pais emocionalmente disponíveis quando crianças, além de terem as melhores notas na escola, também se mostraram mais maduros e estáveis em termos de emoções.

Isso estimula a serem mais abertos para vivenciar novas experiencias e se sentirem seguros no processo, pois serão pessoas com melhor autoestima, autoconfiança e independência.

Se nos foi dado amor incondicional, é mais provável que, como adultos, saibamos amar e não tenhamos medo do compromisso. Além disso, não desenvolveremos uma dependência emocional pelos outros.

CHAVES PARA EDUCAR COM AMOR

Forneça o amor incondicional

Garanta que seus filhos saibam que você os ama. Independente de cometerem erros ou nem sempre atenderem às suas expectativas.

Respeite a individualidade deles

O amor não é apenas demonstrar afeto, mas também implica respeito, principalmente com opiniões e decisões com as quais não concordamos. E o amor excessivo pode causar tanto dano quanto a falta dele.

Ouça-os

Muitos pais geralmente não dão importância aos problemas e coisas que preocupam seus filhos, considerando tudo “coisa de criança”.

Suas lutas podem realmente ser pequenas, quando comparas ás que ele ainda terá no futuro. Mas naquele momento, as lutas são muito importantes para seu filho. Por isso ele espera que você preste atenção às suas preocupações.

Texto originalmente publicado em elclubdeloslibrosperdidos e adaptado pela equipe do blog Educadores.