Início Comportamento Quando as crianças não querem usar máscara? Como ensinar e estimular?

Quando as crianças não querem usar máscara? Como ensinar e estimular?

265
0

As crianças estão vivenciando um tempo bem difícil no caso do uso de máscaras, especialmente as menores. contudo, os pais devem estimular o uso de máscara por muitos motivos , principalmente para resguardar as crianças de adoecer até mesmo de uma simples gripe nesse momento delicado. Além disso, as máscaras são muito eficazes para impedir a saída de gotículas que saem da boca quando estamos falando, tossindo ou simplesmente bocejando, assim sendo elas são imprescindíveis para impedir a transmissão e contaminação de muitos vírus.

Sabemos que essa é uma preocupação dos pais, mesmo que as crianças não tenham maturidade para compreender a dimensão do problema e a urgência do uso de máscaras, aos poucos podem se adaptar e entender a necessidade de se proteger.

Como ensinar as crianças a usarem máscaras?

Inicialmente é necessário salientar que o isolamento social ainda é algo mais importante, por isso, é mais sábio evitar sair com as crianças para ambientes com aglomeração de pessoas. Porém, quando isso não for possível , é indispensável ter em mãos álcool e manter afastamento de pelo menos 1 metro de distância.

Quanto mais você evita sair com suas crianças, mais protegida elas estarão. Quando for sair de casa, os pais devem utilizar  um paninho na crianças sobre a boca e o nariz, que necessitará ser protegido até voltar para a casa, mas a criança jamais deve tocá-lo.

É necessário conversar com as crianças sobre os pequenos bichinhos malvados que entram pela boca e o nariz. As crianças aprendem muito mais com repetição e ainda mais com os exemplos. Assim sendo, siga o exemplo que sua criança com certeza poderá imitá-lo.

As crianças menores serão mais difícil de convencer a usar a máscara. Quando as crianças resistirem o uso das máscaras, arrisque-se a incentiva-la de maneira bem lúdica, como por exemplo, uma máscara que tenha o desenho de um brinquedo favorito, como por exemplo de personagens que mais gostam.

Como os personagens de histórias podem incentivar as crianças a usarem máscaras?

Os personagens com certeza são aliados para ajudar nesse momento. Na internet é possível encontrar personagens incentivando o uso das máscaras e sobre a importância de se prevenir contra doenças além do covid19.

Qual o modelo, o tecido e o tamanho apropriado para a criança?

Comumente, as máscaras têm tamanho único para os adultos. Contudo, podemos encontrar máscaras para as acrianças ou ate mesmo mandar confeccionar. Além disso já está liberada o uso de mascaras caseiras que podemos fazer com matérias de TNT , tecido duplo ou triplo 100% algodão que são feitos com os personagens infantis a sua escolha.

Este artigo foi publicado originariamente no site- Modo de brincar, e foi reproduzido adaptado por equipe do blog Educadores.