Início Comportamento Psicologia explica por que a barba faz os homens se sentirem...

Psicologia explica por que a barba faz os homens se sentirem mais atraentes

280
0

Umaa  pesquisa feita pela Honest Amish descobriu que os homens se sentem mais confiantes com barba. Isso parece uma novidade para você? Suspeitamos que não, pois é cada vez mais evidente a importância que o sexo masculino dá para essa parte do rosto.

A pesquisa mostrou que um em cada cinco homens desistiria de fazer amor por um ano para conseguir a barba perfeita. Ainda que esse número não represente a maioria dos homens, ainda significa que uma grande parte deles supervaloriza os pelos faciais.

O que a ciência diz sobre homens que têm barba

Os psicólogos exploraram esse fenômeno e explicaram por que a barba é uma parte tão importante da imagem de um homem.

Por mais que a sociedade evolua e hoje esteja moderna, os homens seguem sendo criaturas territoriais que querem afirmar seu domínio e, para alguns, a barba é um símbolo desse domínio.

Além disso, as mulheres gostam de homens com barba. Há um propósito evolutivo por trás da barba: Darwin sugeriu que, para os machos humanos, o crescimento da barba começou como uma característica ornamental para atrair o outro gênero. Como as mulheres pré-históricas eram mais atraídas por parceiros com barba (como são agora), os homens pré-históricos eram mais bem-sucedidos na procriação. E isso se mantém enraizado ainda nos dias de hoje, associando a barba com maior masculinidade e sucesso nas conquistas.

E ainda há a questão estética, onde o homem simplesmente gosta de se ver de barba ou até mesmo esconde alguma característica com ela. A barba pode disfarçar a acne, cicatrizes, bochechas gordinhas, etc. Características, essas, que não são necessariamente ruins, mas que certos homens podem não gostar.

O que você acha de homens com e sem barba? Prefere algum deles ou acha essa característica irrelevante?

Texto originalmente publicado em sabiaspalavras e adaptado pela equipe do blog Educadores.