Início Comportamento Professora publica resposta à fala polêmica de MC Pipokinha e viraliza

Professora publica resposta à fala polêmica de MC Pipokinha e viraliza

994
0


“Que você tenha o salário que acha digno por aquilo que tem vendido. Mas lembre-se, dignidade não tem preço! Eu e meus companheiros professores vamos continuar aqui, professando nossa missão e de forma anônima e incessante continuaremos a mudar o mundo, porque só a educação transforma!”, diz um trecho do texto que viralizou nas redes.

Na última semana, um vídeo de Mc Pipokinha fazendo críticas aos professores viralizou, o que resultou em uma resposta negativa de profissionais da educação em todo o Brasil. Essa reação também se fez presente no estado do Paraná, onde a professora Juliana Costa, de Guarapuava, localizada no Centro-Sul, publicou uma resposta à cantora no sábado passado (11). O post ganhou ampla repercussão no Facebook, plataforma em que foi compartilhado.

Querida, Mc Pipokinha, eu não te conhecia, jamais havia ouvido falar em você e não te conto isso com orgulho ou soberba é que, como professora, eu ando muito ocupada. Aliás, você não imagina o trabalhão que dá educar crianças e jovens! Menina, leva muito mais que meia horinha ensinar, além dos conteúdos básicos da educação, noções como respeito, dignidade, empatia… leva-se horas, aliás, dias para mostrar a meninas que seus corpos lhes pertencem e que não podem ser objetificados, usados. Que elas não podem ser diminuídas, expostas… Ensinar para meninos noções sobre consentimento, tratamento igualitário, respeito.

Sabemos que uma sexualização precoce e banalizada pode trazer consequências a nossos alunos, aliás, vc que foi mãe aos 16 anos conhece os desafios de uma gravidez na adolescência principalmente para as meninas e adivinha quem tá lá tirando dúvidas, dando informações confiáveis, acolhendo? Mais uma vez, nós! Mostrar aos jovens que a educação é libertadora é extenuante mas, nós professores, fazemos com maestria!

Pipo, talvez você não se lembre dos seus professores, mas vou te contar que nenhum deles tem ou teve o poder ou a intenção de te reprovar, reprovação em uma escola é consequência de diversos fatores ligados diretamente ao aluno.

Menina do céu! Falando em alunos, eles são um kit completo com medos, angústias, alegrias, sonhos, famílias diversas e cabe a nós, professores, administrar grupos enormes deles para que consigam, unidos, juntos, alcançarem seus objetivos!

Pipoka, minha garota, professores tem uns seguidores diferentes desses das redes sociais! Nossos seguidores não nos dão likes, mas nos surpreendem com cartinhas, abraços calorosos, olhares de admiração e cumplicidade. A propósito, você já teve a oportunidade de ensinar algo bom para alguém? Algo realmente importante que pudesse mudar a vida dessa pessoa? É mágico!!! Ver um ser humano se apropriando de conhecimento é algo de tirar o fôlego! Uma criança que aprende a ler! A fazer contas! Que reconhece as regiões! Que se apropria da história de seu povo! Que passa a entender de química, física, biologia! Que se apaixona pela arte! Que aprende outra língua! Que escreve um poema! Que se mostra um talento do esporte! Que passa no vestibular!!!

É a conquista do outro que alimenta um professor, que coisa mais pura, né? Você se sentir extremamente realizado porque o outro se realizou? Que vida de doação!

O salário é uma coisa que muitas vezes não condiz com essa posição tão importante na sociedade e seria mágico se pessoas com alcance midiático comprassem a briga pela educação e valorização ao profissional que educa! Já pensou?! Eu já ouvi muitas vezes que algumas coisas tem preço e outras tem valor, talvez professor entre nessa categoria, é um trabalho que muitas vezes não tem o preço que merece mas o valor, ahhhh, o valor de um professor na vida do aluno é incalculável!

Doroth, esse é o seu nome, né? E me fez pensar que talvez você esteja vivendo em Oz, com um espantalho sem cérebro, um homem de lata sem coração, um leão sem coragem e junto a eles você procure por algo que preencha seus vazios existenciais, alguma coisa que lhes traga felicidade. Não posso te dizer onde você pode encontrá-la, mas sei que alguns caminhos não o levarão a ela.

De qualquer forma, boa caminhada! Torço pelo seu sucesso, que você tenha o salário que acha digno por aquilo que tem vendido. Mas lembre-se, minha menina, dignidade não tem preço!

Eu e meus companheiros professores vamos continuar aqui, professando nossa missão, olhando nos olhos do futuro que senta-se à nossa frente e de forma anônima e incessante continuaremos a mudar o mundo, porque, tenho certeza, só a educação transforma!

Com carinho, Prof Ju.


FONTE contioutra
Fotos: Reprodução/redes sociais.