Início Comportamento Professora abre escola na África com ganhos do TikTok

Professora abre escola na África com ganhos do TikTok

292
0

O que você faria se tivesse muito dinheiro? Talvez a maioria comprasse luxos, pagasse dívidas. Mas há alguns poucos aproveitariam para fazer algo pelos mais necessitados. 

Um exemplo disso é Dora Moono Nyambe, uma professora de 30 anos que deixou sua vida para trás para se mudar para a África e ajudar 200 crianças pobres a terem acesso à educação, alimentação e serviços de saúde.

Como tudo começou?

Em 2019, Dora viajou a Mapapa para visitar uma amiga, mas percebeu o nível de pobreza e privação com que vivem as pessoas daquela aldeia no sul da África. Segundo seus depoimentos, as crianças ficavam até dois dias sem comer, não tinham acesso à educação nem a lugares para aprender. 

Depois de ver esse cenário,  ela então decidiu que o melhor seria deixar a vida para trás para se mudar para lá e começar a educar à sombra de uma árvore.

Com o passar do tempo e por uma ideia da filha, Dora entrou na plataforma TikTok para contar seu dia a dia e mostrar seu nobre trabalho na cidade. Esse conteúdo gerou interesse e motivação entre os internautas, que, aos poucos, começaram a fazer doações para ajudá-la a construir uma escola. 

A vida melhorou em Mapapa

Quando ela menos esperava, Dora já havia arrecadado mais de 450.000 dólares. E então o que antes era uma escola frágil de barro e terra, agora é um grande prédio com 12 salas de aula, uma biblioteca e um sala de armazenamento com suprimentos e materiais necessários para seu aprendizado. 

Apesar do ambiente difícil e precário em que vivem, Dora se orgulha muito de cada passo que dão.

O que o futuro guarda?

As coisas vão de vento em popa e Dora só espera não perder o apoio dos seus seguidores, pois é graças aos vídeos que faz, que as doações, brindes e o apoio da comunidade virtual em geral tornam isso possível. 

Os internautas a aplaudem, parabenizam e mandam votos de felicidades, há até internautas que pedem permissão para ir no verão para se voluntariar como professora. Sem dúvida, uma obra admirável e muito nobre, Dora é o exemplo perfeito de que todos podemos pegar um pedaço de terra e melhorá-lo.

Texto originalmente publicado em okchicas e adaptado pela equipe do blog Educadores.