Início Ciência “Probióticos” podem ser capazes de melhorar a memória de pacientes com Azheimer

“Probióticos” podem ser capazes de melhorar a memória de pacientes com Azheimer

891
0

Cientistas acreditam que “micro-organismos do bem” podem melhorar a memória de pacientes com Alzheimer

Probióticos são, resumidamente, produtos que levam uma quantidade determinada de micro-organismos vivos que são benéficos para a saúde. Entre os principais seres microscópicos que vivem em alguns iogurtes, leites fermentados e queijos, podemos destacar os lactobacilos. Eles conseguem reequilibrar a flora intestinal e nos ajudam a digerir melhor os alimentos. Um novo estudo realizado na Universidade Kashan, no Irã, constatou mais uma vantagem de acrescentar esses ingredientes na dieta.

Os pesquisadores analisaram 52 pessoas com idades entre 60 e 95 anos, diagnosticadas com Alzheimer (doença que causa deterioração dos neurônios e perda progressiva da memória e da capacidade de raciocínio).

As pessoas analisadas foram divididas em dois grupos: Um grupo ingeriu 200 mililitros de leite comum todos os dias durante doze semanas. Já o segundo grupo ingeriu a mesma quantidade da bebida por 3 meses, mas o leite que bebiam era enriquecido com os tais probióticos. Os dois grupos foram submetidos a coletas de sangue e testes de memória e aprendizado no início e ao final da experiência.

Conforme os resultados, o grupo que tomou o leite com os micro-organismos obteve melhores resultados nas avaliações cognitivas, o que permite perceber uma possível melhora no quadro da doença.

Além disso, o grupo que ingeriu o leite contendo probióticos obtiveram uma melhora nos níveis de triglicérides e colesterol.