Início Destaque Por que somos míopes?

Por que somos míopes?

624
0

Quando as pessoas começam a apresentar dificuldades para enxergar, ou dores nos olhos e sinais de que há algo de errado com a visão, as pessoas tendem a culpar o excesso de leitura, ou de tempo passado em frente às telas de computador ou telefone, entre outras razões. Mas a questão é: afinal de contas, o que faz com que as pessoas de fato tenham problemas de visão, como a miopia?

A MIOPIA

A miopia é um problema: de 30% a 40% dos habitantes da Europa e dos Estados Unidos precisam de óculos, enquanto na Ásia esse número pode chegar a 90%. Há quem diga que o problema da miopia é algo genético. Mas será?

Uma população indígena do Canadá foi algo de pesquisas nesse sentido. Enquanto a geração mais velha dessa população praticamente não apresentava casos de miopia, de 10% a 25% das crianças precisavam de óculos.  “Isso não seria possível com uma doença genética”, diz Nina Jacobsen, do Hospital Universitário Glostrup de Copenhague, na Dinamarca.

Segundo Ian Flitcroft, do Children’s University Hospital de Dublin, na Irlanda, a miopia é uma “doença industrial”: uma mudança ambiental que causou os problemas. Os genes até podem influenciar de alguma forma, mas o predominante é a questão do ambiente. A maneira como fomos educados, segundo os cientistas, é o que tem aumentado o aparecimento de miopia.

A INFLUÊNCIA DA LEITURA

Diferente do que muitos pensam, cientistas afirmam que é o tempo passado dentro de espaços fechados que mais influencia na visão, e não o ato de ler. Segundo as pesquisas realizadas na Europa, Austrália e Ásia, as pessoas que passam mais tempo ao ar livre têm bem menos chances de desenvolver a miopia do que aqueles cujas vidas acontecem entre quatro paredes.

O que explica isso é que a a luz do sol nutre os olhos, de alguma forma, o que foi verificado por um estudo da Universidade de Queensland, na Austrália. Além disso, ela estimula a produção de vitamina D. No entanto, a explicação mais convincente é de que  o sol estimula a liberação de dopamina diretamente nos olhos. Como a miopia é  causada pelo crescimento excessivo do globo ocular, dificultando a formação de uma imagem na retina, e a dopamina consegue conter esse crescimento, estar mais frequentemente ao ar livre é bastante benéfico para evitar miopia.

A maioria dos pesquisadores concorda que incentivar as crianças a brincar ao ar livre é uma boa ideia. 

“Se deixados em seu habitat natural, ao ar livre, os humanos não se tornam míopes”, conclui Flitcroft.

Texto originalmente publicado em bbc e adaptado pela equipe do blog Educadores.