Início Comportamento Por que sentimos tanta vontade de comer doce na TPM?

Por que sentimos tanta vontade de comer doce na TPM?

1654
0

A ciência explica

As mulheres sofrem muito durante a TPM – tensão pré-menstrual, pois como se não bastassem as cólicas, o aumento de peso, o inchaço e o sentimento de tristeza e melancolia, ainda sofrem com a vontade/necessidade de comer muito doce.

Ocorre que durante a TPM ocorre uma queda brusca de hormônios, como endorfina (que oferece a sensação de prazer) e a serotonina (atua regulando o humor, sono, apetite, entre outros).

Os sintomas mais comuns da TPM são: irritabilidade, depressão, ansiedade, dores nas mamas, dores de cabeça, aumento do apetite, necessidade de comer doce, inchaços no corpo, cansaço, sonolência, ganho de peso, dificuldade em se concentrar e dor muscular.

A necessidade de ingerirmos doces durante a tensão pré-menstrual se deve ao fato de que a queda dos hormônios gera alterações nos neurotransmissores cerebrais, responsável por desregular o apetite, por exemplo.

Para que não se tenham alterações no humor, é necessário que se tenha hábitos saudáveis, onde a alimentação seja regrada e os exercícios físicos sejam regulares. É importante salientar que já foi comprovado cientificamente que os exercícios físicos ajudam a diminuir o estresse e auxilia no equilíbrio hormonal.

Hoje existem diversos métodos hormonais que bloqueiam a menstruação, como as pílulas contraceptivas, porém para tudo existem efeitos-colaterais. É importante que você tenha hábitos saudáveis e sempre converse com o seu médico antes de acrescentar qualquer medicamento na sua rotina. Além disso, ao conversar com o seu médico, você poderá sanar suas dúvidas.