Início Destaque Por que a avó materna é tão especial para os netos? A...

Por que a avó materna é tão especial para os netos? A ciência explica!

2039
0

Você já ouviu falar que avós maternas são mais especiais que as paternas? Algumas pessoas gostam de dizer isso. Mas será que tem algum fundamento?

Bem, na verdade tem. Um estudo conduzido por Karen Fingerman professora de desenvolvimento humano e ciências da família na Universidade do Texas,  afirmou que  mães e filhas se sentem mais próximas umas das outras do que mães e filhos ou pais ou filhas. Por causa disso, os filhos teriam um relacionamento mais caloroso com os avós maternos.

Além disso, a especialista também afirma que a relação entre nora e sogros também influencia mais o vínculo com seus filhos do que a relação entre genro e sogros. 

Alejandro Jodorowsky também fala do vínculo especial entre avó materna e netos, o qual seria escrito diretamente no DNA: a mãe da mãe exerceria sobre nós uma influência emocional maior no nível genético. Segundo Alejandro, as emoções vivenciadas pelas avós na gravidez são transmitidas às filhas e, a partir delas, aos netos. Mas isso não ocorre com o pai, portanto esse é o motivo para avós paternos estariam menos emocionalmente conectados aos netos. No entanto, isso é apenas teoria de Alejandro, não baseada em dados científicos.

Por fim, a conclusão resultante da junção dos estudos ns leva a crer que o vínculo entre a avó materna e os netos é mais forte devido ao maior vínculo que geralmente existe entre as mães, em comparação àquele entre um pai e seus genitores, não tão íntimo.

Mas é importante salientar que isso varia muito de família para família, visto que a dinâmica entre os membros de cada uma funciona de formas diferentes.

Texto originalmente publicado em greenmebrasil e adaptado pela equipe do blog Educadores.