Início Comportamento Palavras que te adoecem: como se livrar delas para viver mais feliz

Palavras que te adoecem: como se livrar delas para viver mais feliz

287
0

Existem 4 palavras que usamos regularmente e que podem prejudicar nosso equilíbrio, nos impedir de evoluir, amadurecer, ou causar desconforto. Vamos descobrir quais são.

Palavras que podem nos deixar doentes

POR QUÊ

“Por que me abandonaram?”, “Mas por que tenho pensamentos negativos?”, “Por que sou assim?”. Questionar-se constantemente sobre as causas de um desconforto, buscar uma explicação a qualquer custo afastam a serenidade, geram ansiedade, alimentam o desconforto.

ONTEM

“Eu sou assim porque no passado..”, “Eu sofro porque no passado…”, “Tenho medo porque no passado.. “

Isso é o viver no passado, pensar sempre no dia de ONTEM. Todo dia é um novo dia e nós mesmos somos novos, porque nada do que aconteceu é decisivo e repetível. O ontem pertence ao ontem, tens de viver no presente, reformulando os pensamentos.

MELHORAR

“Tenho que melhorar…” “Isto não está bom”, “Não posso ir bem…” a procura contínua da melhoria, de uma vida melhor, afasta as alegrias do presente, entristece-nos e nos deixa ansiosos.

TENHO

“Tenho que fazer um esforço de vontade…”, “Tenho que colocar mais vontade nisso…” “Tenho que resistir”.

É teimosia ou força de vontade genuína? Um esforço sem espontaneidade, sem forçar, terá o efeito desejado? Começamos a agir voltando a atenção para a autoconfiança, sem obstinação, mas repetindo: “Tudo corre como deve correr” a nossa tarefa é estarmos prontos para as mudanças.

Lembre-se, você não pode ser feliz continuando a viver no passado que não vai voltar. Você não pode realmente melhorar se não se valorizar e não tiver auto-respeito. Em última análise, ninguém alcançará os picos mais altos por teimosia. Às vezes você só precisa mudar de direção.

Texto originalmente publicado em ogmag e adaptado pela equipe do blog Educadores.