Conviver com idosos nem sempre é tarefa fácil, nós sabemos. Uma das características fundamentais (se não a mais fundamental!) para que se conviva bem com os idosos é a famosa paciência. Ter paciência com nossos familiares pode nos ajudar nos momentos mais difíceis.
Como desenvolver paciência com pais idosos
Pratique a resiliência
Muitos dos idosos se tornam reclamões, pirracentos, e não querem seguir as instruções dos familiares ou do profissional cuidador contratado pela família. Nesses momentos é que se torna fundamental contornar as brigas e os desentendimentos. Pois é nessas horas que tudo pode piorar, caso as discussões não sejam moderadas e não se tenha a resiliência de superá-las.
Você precisa procurar praticar virtudes como a tolerância, a paciência e a resiliência. Através delas que você conseguirá enfrentar melhor e de forma justa essas circunstancias com os idosos.
Zele pela qualidade de vida do idoso
Prioziar o bem estar do idoso, a qualidade de vida dele, é o que tem sido crucial para o aumento da longevidade.
Como pode ser feito isso? Das seguintes formas:
- Orientar sobre que roupas usar;
- Ajudar na higiene pessoal;
- Cuidar da alimentação (não só pensando na forma saudável, mas também enxergando como um conforto, dando à eles aquilo que eles verdadeiramente gostam de comer, mesmo que de vez em quando);
- Incentivar atividades físicas, ainda que sejam só caminhadas ao redor da quadra onde moram;
- Dedicar tempo para conversar despretensiosamente;
Reflita sobre suas atitudes
Isso aqui é fundamental. O exemplo dado aos seus filhos influencia bastante a forma como eles cuidarão de você no futuro. Fazer uma reflexão sobre a importância de desenvolver a paciência com pais idosos permite ter uma ideia do tipo de velhice que espera por você.
Compreenda as limitações típicas da idade
Muitas pessoas atingem a terceira idade em boas condições de saúde mental e física. Mas infelizmente, ainda assim, há certas limitações para cada fase da visa, e quanto mais velhos ficamos mais limitações são estabelecidas pela vida.
Lembre-se que os idosos já foram jovens um dia, e nunca escolheram ser o que são hoje. Problemas para falar, para ouvir, para andar… tudo são problemas gerados pelo tempo, o corpo é assim naturalmente. Assim como quando um bebê nasce e precisa de maiores cuidados, também funciona quando chegamos à terceira idade. Precisamos de maiores cuidados.
Com essas dicas, se você refletir sobre elas, vai perceber que ainda tens como progredir nas relações com seus pais idosos. É uma questão de evoluir seu próprio comportamento, pois o idosos já viveu tudo que podia, já aprendeu o que poderia, e muitos dos seus comportamentos é inerente à sua vontade. Portanto, faça o melhor hoje, tente ser o melhor por eles, mas também por você mesmo.
Texto originalmente publicado em guardioesdevidas e adaptado pela equipe do blog Educadores.