Início Bem estar Como agir se uma criança é desobediente e não escuta

Como agir se uma criança é desobediente e não escuta

517
0

A desobediência costuma fazer parte do processo de crescimento das crianças, que passam por fases em que desafiam e experimentam. Às vezes, esses conflitos são muito frequentes e criam problemas no relacionamento entre pais e filhos. É então que você deve consultar o psicólogo, e a terapia geralmente é conveniente antes que as relações entre pais e filhos degenerem.

Como você pode corrigir uma criança desobediente?

Seja compreensivo

Quando você o convida para almoçar e ele grita: “Agora não!” e depois chorar quando você forçá-lo a entrar em casa de qualquer maneira, tente se colocar no lugar dele. Abrace-o e assegure-lhe que você entende como é difícil deixar seus amigos, mas que o almoço já está preparado.

Trata-se de mostrar a ele que você está realmente do lado dele. Tente não ficar bravo (embora os vizinhos assistam ao show). Seja gentil, mas firme e deixe-o entrar em casa quando for a vez dele.

Estabelecer limites

Crianças dessa idade precisam, e até querem, limites. Estabeleça-os e certifique-se de que seu filho saiba o que são. Diga claramente: ““Lembre-se, você sempre tem que segurar minha mão na rua”.

Se seu filho está tendo problemas para seguir as regras (como todas as crianças dessa idade), tente encontrar soluções. Se ele bate na irmãzinha porque se sente excluído, por exemplo, ajude-o a alimentar ou dar banho no bebê e, a seguir, encontre uma maneira de ele ficar sozinho com você. Se ele sair da cama porque tem medo do escuro, dê a ele uma lanterna para deixar ao lado da cama.

Reforçar o bom comportamento

Em vez de observar o comportamento de seu filho apenas quando ele se comporta mal, tente apontar também os momentos em que ele age de maneira apropriada. Um simples “Obrigado por pendurar o casaco” ou “Você me ajuda muito quando compartilha seus brinquedos com sua irmãzinha” o motivará a repetir seu bom comportamento.

E embora você possa ficar tentado a repreendê-lo verbalmente quando o comportamento dele não for o mais desejável, morda a língua. Quando uma criança se comporta mal, ela já se sente mal. Fazê-lo se sentir pior só leva a um comportamento mais negativo. Fique calmo e seja um bom exemplo para ele.

10 chaves para lidar com crianças desobedientes

  1. Identificar uma criança desobediente é o primeiro passo para resolver o problema. Também é importante detectar quando essa atitude pode causar um problema a longo prazo, é o primeiro passo para corrigir uma criança que não obedece.
  2. Coloque regras claras para aquelas crianças desobedientes , além de também deixar bem claras as consequências daquele comportamento.
  3. Estabelecer limites dessa maneira estabelece uma barreira entre o que deve ser feito e o que não deve ser feito.
  4. Motive a criança desobediente , diante desses comportamentos é fundamental mostrar atitudes colaborativas e motivadoras. Eles darão melhores resultados do que comportamentos agressivos.
  5. Deixe-o se acalmar , se estiver tendo um ataque de raiva é melhor esperar que esse momento passe e não entrar em uma conformação direta.
  6. Não tentar raciocinar quando ele desobedece é uma estratégia para nos confundir e nos safar.
  7. Não caia em suas provocações , e a intenção da criança desobediente é nos distrair tentando criar novos conflitos.
  8. Tente não perder a paciência diante dos desafios. Uma boa técnica é ficar na altura da criança, de forma que haja contato visual direto.
  9. Recorrer a rotinas , ter um horário estável é fundamental para corrigir uma criança desobediente.
  10. Recompense bons comportamentos , reforços positivos motivam crianças desobedientes e são essenciais para que a criança repita os comportamentos desejados.

Essas dicas são boas para você começar a ter boas relações com os pequenos e a educa-los de forma correta, da melhor maneira possível. Desejamos que consiga e que tenha sucesso em lidar com seus pequenos!

Texto originalmente publicado em imageneseducativas e adaptado pela equipe do blog Educadores.