Início Comportamento Ouvir tipo de músicas consideradas agressivas, como o heavy metal, auxilia no...

Ouvir tipo de músicas consideradas agressivas, como o heavy metal, auxilia no combate a depressão

871
0

Músicas que acalmam e inspiram

Se você é fã de músicas consideradas mais “agressivas” saiba que elas podem ser muito benéficas para a sua saúde emocional. Elas podem até ser consideradas agitadas demais para algumas pessoas, porém o seu efeito na mente e no corpo demonstram que ela age como calmante.

Segundo os psicólogos australianos, Genevieve Dingle e Leah Sharman, da Universidade de Queensland, estudos recentes indicam que ouvir heavy metal pode ajudar no combate à depressão, já que o tipo musical inspira pensamentos positivos na mente humana e, por consequência, diminui a sensação de tristeza.

Para o estudo, foram analisadas 39 pessoas, com idades entre 18 e 34 anos, que tinham o costume de ouvir músicas consideradas extremas, como heavy metal e hardcore.

As pessoas analisadas tinham que falar, por 16 minutos, sobre algum evento que os deixava irritados. Posteriormente, um grupo passava 10 minutos em silêncio e outro grupo escutava qualquer música da sua escolha. Em sua maioria, o heavy metal foi escolhido.

Após o experimento, os voluntários que escutaram a música mais “pesada” estavam mais calmos e inspirados.

Acontece que a música regulou a tristeza e aumentou as emoções positivas. A música os fez se aprofundarem mais nos sentimentos negativos reprimidos e a superá-los. Os resultados do estudo apontaram uma redução considerável dos níveis de hostilidade, estresse e irritabilidade quando a música foi ouvida.