Início Comportamento O medo de ficar solteiro(a)

O medo de ficar solteiro(a)

1330
0

Prisão emocional

Ter um companheiro é essencial e chega a ser indispensável para muitas pessoas. Muitas delas estão solteiras e procurar desesperadamente por alguém que as complete de alguma forma. Acontece que o medo de ficar sozinho controla a vida de muitos, fazendo-as viver sofrendo.

Porém, não ter um companheiro não é tão ruim assim, afinal, é na solteirice que podemos encontrar a pessoa perfeita, podemos nos divertir e fazer aquilo que queremos fazer sem dever explicação para ninguém. Sendo assim, por que ainda existem pessoas que sofrem quando solteiras? Qual o motivo de tanto desconforto?

No meio em que vivemos o amor romântico se tornou o retrato do relacionamento perfeito. Muitas pessoas acreditam que viver um relacionamento impecável é o que dá sentido a sua vida. Em tudo há influências, seja em filmes, músicas e redes sociais. A mensagem que nos passam é que se tudo der errado, é só encontrar o amor da sua vida que vai dar tudo certo.

A ideia de que tudo o que precisamos é de alguém para nos amar é errada, porém ela é “comprada” por muitos que realmente acreditam nisso. De certa forma, quando não estamos satisfeitos com a nossa vida e estamos acomodados, a desculpa que damos a nós mesmos de que tudo vai melhorar com a pessoa certa cai bem. O que acontece é que um relacionamento só traz felicidade se os dois já são felizes por si só. A grande questão é que a felicidade se soma e não se divide. Portanto, procurar alguém para trazer felicidade a sua vida é um grande erro.

Com o pensamento de que é necessário ter alguém ao lado para ser completo e feliz acaba levando muitas pessoas a suportarem relacionamentos tristes, infelizes e até abusivos. Tudo se torna suportável pelo simples fato da crença de que ficar sozinho é ruim.

Como se não bastasse, a sociedade ainda julga, pois quando uma pessoa de 30 anos está solteira, ainda é vista com olhar de desconfiança por muitos. O pensamento antiquado e retrógrado ainda enxerga a solteirice como um problema. Acontece que existem sim pessoas solteiras e muito felizes, libertas de qualquer dependência sentimental e livres para trilhar a vida da forma mais bela e agradável possível.

É necessário superar os medos da solidão e aprender a ter amor próprio e se autoconhecer. Viver um dia de cada vez, dando um passo de cada vez, superando cada dificuldade e sendo feliz em ser o autossuficiente. É necessário entender que você precisa primeiramente ser feliz por si só e não esperar que a felicidade venha de outro. É preciso entender que ficar solteiro não é um problema, mas sim uma oportunidade de viver a vida do seu jeito, de se amar a cada dia mais e de ser grata a quem você se tornou. A pessoa certa vai aparecer no tempo que for pra ser e enquanto isso, seja feliz.