Início Curiosidades O leite materno é capaz de proteger o fígado do bebê para...

O leite materno é capaz de proteger o fígado do bebê para o resto da vida, aponta estudo

15192
0

Leite materno: alimento da vida

Após a realização de um estudo na Universidade Federal de Minas Gerais, foi identificado que o leite materno nos primeiros dias de vida faz uma diferença exorbitante na saúde do bebê.

A maioria das pessoas sabe da importância de alimentar o bebê com o leite materno, porém, segundo a Organização Mundial da Saúde, no Brasil, apenas 41% das crianças são amamentadas, até os seis meses de vida, somente com ele.

A ciência descobriu mais um importante motivo da amamentação. Cientistas da Universidade Federal de Minas Gerais descobriram que a formação do fígado está claramente relacionado com o consumo de leite materno nos primeiros meses de vida.

O coordenador da pesquisa da universidade, Gustavo Menezes, explica que o fígado é como se fosse um berço onde encontram-se todas as células responsáveis pela defesa e que elas irão funcionar por toda a vida. Além disso, o leite materno exerce funções digestivas, o que poupa o órgão do bebê. O pesquisador ainda afirma que o desmame antecipado prejudica o fígado da criança.

O estudo foi realizado com camundongos, onde os que foram alimentados apenas com o leite materno não sofreram alterações em seu metabolismo. Já os animais que se alimentaram de outros alimentos nos primeiros dias de vida sofreram alterações no metabolismo, tiveram uma drástica redução na imunidade e sofreram mudanças genéticas.

Desta forma, aumentam os motivos para que as mães amamentem os seus filhos, afinal, o leite materno impacta na vida da criança para o resto de sua vida.