Início Comportamento O hábito de tirar sapatos pode estar salvando vidas no Japão

O hábito de tirar sapatos pode estar salvando vidas no Japão

5039
0

O coronavírus tem atingido o mundo inteiro fazendo com que as pessoas permaneçam em casa, isoladas socialmente e, ainda assim, causando muitas mortes. Entre todos os países afetados, a Itália foi a que apresentou mais impacto do vírus com mais de 59000 casos. Já o Japão sequer realizou quarentena, somente tomou algumas iniciativas de prevenção e hoje é um dos lugares com menor número de casos. O que os japoneses fizeram pra ter esse desempenho tão diferente dos demais?

Já pensou que podem ser os hábitos do país?

JAMAIS ENTRAR DE SAPATOS EM CASA

Entrar com os calçados logo após chegar da rua é algo completamente fora do comum no Japão. O costume é deixar os sapatos antes de entrar nos templos, nas casas e até nas escolas!

Pouco destaque se dá para o fato de que muitos idosos isolados pegaram COVID-19 mesmo assim. As pessoas com quem conviviam tomaram todos os cuidados: lavavam as mãos, passavam álcool em gel, higienizavam tudo o que traziam de fora. Mas não tiravam os calçados.

Você já pensou por onde esses calçados andaram? Quantas coisas sujas temos nos chãos das nossas cidades? Inevitavelmente a rua é suja, por maior a limpeza que seja realizada nelas. Quem entra com calçados em casa está levando sujeira para dentro e provavelmente vírus.

O COSTUME DE TIRAR OS SAPATOS

O ser humano passou a construir sua casa sob uma plataforma quando começou a utilizar assoalhos de madeira ou tatame. Os calçados, geralmente cheios de terra, não podiam ficar do lado de dentro da casa porque o tatame é difícil de limpar. Então começaram a reservar um espaço fora de casa para deixar os calçados.

“Genkan” é o nome dado ao local onde pode ter um armário para guardar sapatos e fica sempre um ou dois degraus abaixo do nível do restante da casa. Qualquer pessoa que vá somente entregar algo naquela casa fica no Genkan e não sobe acima dele. Por isso que as portas são abertas sempre para o lado de fora no Japão (caso abrisse para dentro, poderia machucar alguém no Genkan)

Esse costume vem de uma cultura bem antiga no Japão. Acredita-se que não era qualquer pessoa que era convidada a subir na plataforma das casas, e quem subisse fazia isso com muita honra. Até hoje as casas possuem “genkan” e quando as pessoas são convidadas a entrar, dizem “agattekudasai”, que significa: “suba, por favor”.

Texto originalmente de culturajaponesa e adaptado pela equipe do blog educadores.