Início Comportamento Síndrome de Noé: conheça as causas e sintomas da doença

Síndrome de Noé: conheça as causas e sintomas da doença

134
0

A Síndrome de Noé também é conhecida como transtorno de acumulação de animais. É doença mental que faz com que a pessoa mantenha um grande número de animais em casa, geralmente cães e gatos, sem lhes fornecer os cuidados básicos necessários, como alimentação e higiene.

Os efeitos negativos são diversos, tanto para a pessoa que tem a síndrome como para os animais.

Um estudo realizado na Espanha sobre a Síndrome de Noé, pelo Instituto de Pesquisa Médica do Hospital del Mar (IMIM), analisou 27 casos com uma média de 50 animais. Com efeito, 75% deles em más condições físicas, com feridas e infecções doenças.

Causas

O acúmulo patológico de animais é um comportamento complexo que pode ter origem em múltiplos fatores. Geralmente são consequência de uma série de experiências traumáticas (geralmente durante a infância) que dão origem a estilos disfuncionais de afiliação social e levam ao desenvolvimento de comportamentos aditivos e compulsivos.

Quem sofre dessa síndrome tem perfil manipulador. Eles sabem fazer os outros acreditarem que o que fazem é louvável e perfeitamente justificável.

Sintomas 

Para detectar se uma pessoa sofre desse distúrbio, os seguintes pontos devem ser levados em consideração:

  • Acumulação excessiva de animais compulsivamente;
  • Incapacidade de cuidar adequadamente dos animais e manter padrões mínimos de bem-estar animal: falta de higiene, espaço, bem como cuidados veterinários, má nutrição, etc. (Como resultado dessas condições, os animais muitas vezes sofrem de problemas de saúde e comportamentais).
  • Negação do problema: os pacientes que sofrem desse transtorno não reconhecem que têm algum problema. Ou seja, do ponto de vista deles, estão ajudando os animais, já que na maioria das vezes são resgatados da rua.

Tratamento

A pessoa com Síndrome de Noé se percebe como um benfeitor dos animais, e ao tentar abordar o assunto, a pessoa pode apresentar um comportamento agressivo para defender sua condição

A ajuda de um psicólogo ou especialista no assunto poderá identificar com mais precisão a condição da pessoa.

Texto originalmente publicado em segredosdomundo e adaptado pela equipe do blog Educadores.