Início Ciência Nessas ilusões de ótica as cores desaparecem claramente, ou isso só acontece...

Nessas ilusões de ótica as cores desaparecem claramente, ou isso só acontece em nossas cabeças?Comprove.

134
0

Nessa ilusão de ótica as cores desaparecem claramente, ou isso só acontece em nossas cabeças?

Já aconteceu com você que você pareceu ver algo que mais tarde não era real? Não se preocupe, isso não significa que você tenha um episódio de esquizofrenia, é simplesmente que sua visão às vezes funciona de uma forma que não responde à realidade do que você tem pela frente.

Na evolução da visão, nossos olhos foram incorporando certas “melhorias” para evitar que sofrêssemos certas consequências negativas quando forçamos nosso olhar. Você não acredita em nós? Convidamos você a fazer um breve passeio por um fenômeno que está na moda: o conhecido como Efeito Troxler.

Para começar, pedimos que você observe cuidadosamente esta imagem, observe suas formas e cores. Pode parecer normal para você, certo?

Agora olhe para esta segunda versão que oferecemos a você com uma cruz no meio. Queremos que seu olhar se concentre no centro dela por pelo menos 10 segundos, sem piscar.

Surpreso? As cores desapareceram completamente, transformando a imagem em algo completamente diferente. Não é o único efeito que temos para você.

Nesse novo desafio encontramos uma imagem que se move, certo? Pedimos que você faça o mesmo novamente, olhe para a cruz.

Novamente as cores desaparecem e só temos a esfera girando, que possivelmente também adquiriu uma cor diferente. Não se preocupe, não é mágica.

Neste novo efeito vamos experimentar algo também curioso que acontece aos nossos olhos quando focamos.

Surpreso? Não, não colocamos nenhum tipo de substância estranha em sua visão para que isso aconteça, é um efeito visual que nos permite transformar o que vemos.

Mas voltando ao efeito que nos interessa, a explicação que nos foi dada refere-se ao fato de que quando focamos nossa visão em um objeto, as células receptoras transformam o que vemos.

A visão do que nos rodeia, denominado periférico, acaba por ignorar certas informações para não saturar o olho e assim facilitar a centralização do nosso objetivo.

Isso acaba fazendo com que nossa visão perca a capacidade de observar as cores. Como um fato engraçado, isso acontece em nosso cérebro, não em nossos olhos.

Para nos despedir deixamos outro exemplo no qual podemos ver que este efeito não se cumpre apenas com uma única imagem.

Você viu que o anel também desapareceu se você seguir as mesmas instruções que lhe deixamos anteriormente? Surpreso? Com certeza que sim!

Fonte: Twitter / Instagram / Youtube / Giphy / Pixabay