Início Comportamento Não importa a posição que você ocupe “diga olá”, seja humilde e...

Não importa a posição que você ocupe “diga olá”, seja humilde e educado

405
0

Ao alcançar o sucesso na vida, muitas vezes as pessoas esquecem o que é ser humilde, e acabam por menosprezar e ignorar quem não compartilha de seu status social.

Normalmente esta atitude que o impede de se comportar com humildade com as pessoas ao seu redor, tende a se manifestar após ser reconhecido profissionalmente por seu trabalho, porque depois de adquirir uma nova posição e, portanto, maior “poder”, os indivíduos tendem a modificar seu senso de perspectiva sobre as outras pessoas.

Um bom exemplo disso está a diferença marcante entre pobres e ricos:  pode ser evidenciado um claro comportamento de desprezo por parte daqueles que estão no topo da escala social para com os seus pares, que estão em escalões inferiores. Não é? Um conceito bastante difícil de combater, já que as pessoas tendem a presumir que dinheiro e status social devem se refletir no comportamento….

Mas saiba: ser humilde não precisa de cargo ou posição social

Essa crença que grande parte da sociedade toma como uma verdade e um parâmetro a seguir, na verdade representa uma concepção equivocada de poder. Além disso, sobrepõe o desejo humano de dividir os outros com base na posição social e no status, ao invés de favorecer um comportamento solidário e humilde.

No entanto, no final do dia, ricos e pobres igualmente, o mais novo empregado e seu chefe bilionário, e todas as pessoas no mundo são apenas isso: seres humanos. 

Afinal, nem mesmo a pessoa com maior poder e dinheiro pode saber o que o futuro reserva. Portanto, manter-se na fantasia de superioridade e evitar ser humilde com as pessoas ao seu redor pode funcionar contra você em algum momento da vida.

Em um  nível essencial, todas as pessoas têm o mesmo valor e importância e a posição dentro de uma empresa e posição social não fazem de você uma pessoa melhor ou pior. Pelo contrário, suas atitudes e comportamento altivo, presunçoso, arrogante e nada humilde, é o que os outros associam à sua imagem e personalidade. Então, mesmo que você tenha um ótimo cargo numa empresa, pode acabar como uma pessoa solitária, visto que ninguém tem o prazer de se aproximar de maneira verdadeira de alguém arrogante.

O status social e o poder não podem ditar o seu comportamento nem têm qualquer efeito sobre quem você é. Porque isso depende exclusivamente de você, da sua humildade, compreensão e respeito pelos outros. Jamais se esqueça disso.

Texto originalmente publicado em ignisnatura. e adaptado pela equipe do blog Educadores.