Início Bem estar Não amadurecemos com a idade, amadurecemos com as dificuldades…

Não amadurecemos com a idade, amadurecemos com as dificuldades…

959
0

Muitas vezes ouvi dizer: “Com a idade vem a sabedoria”. E eles estão certos, mas também deveriam acrescentar que: “Com as dificuldades vem ainda mais sabedoria.”

Talvez as duas coisas estejam interligadas. Talvez as dificuldades aumentem com a idade e, portanto, a sabedoria também. Seja como for, é importante saber que ninguém cresce sem uma quantidade considerável de cicatrizes psicológicas.

Se é uma separação amorosa que quase te matou; uma experiência de qualquer tipo que o deixou em pedaços ou uma situação na vida que você teve que enfrentar repetidamente, todas essas dificuldades têm um significado. Se você já passou pelo inferno, também viu a luz no fim do túnel.

Quando as pessoas dizem algo como “você entenderá quando for mais velho”, o que elas realmente querem dizer é que você entenderá quando isso acontecer com você. São necessárias muitas lições de vida antes que você possa se tornar uma pessoa adulta e eu sabia que lhe disseram que o faria.

De acordo com um artigo publicado no Psychology Today por Tim Elmore, existem sete sinais de que uma pessoa atingiu a maturidade. Em sua lista também foi adicionado por que eles garantem que as pessoas amadureçam com as dificuldades, e não com a idade.

1 Pessoas maduras mantêm compromissos porque sabem como é ser ‘cancelada’

Ser cancelado no último minuto não é tão ruim quanto parece, mas se acontecer várias vezes, ou dependendo de quem o fizer, é estranho e chato o suficiente para aprender a não deixar as pessoas de fora.

Os adultos cumprem melhor os planos do que os adolescentes porque já experimentaram outros tipos de ‘cancelamento’ (de um projeto, de uma oportunidade de trabalho) muitas vezes e sabem que não é o caminho certo para viver a vida.

Você pode se considerar uma pessoa madura quando aprende a cumprir qualquer tipo de compromisso de longo prazo, não apenas um encontro com alguém, mas também compromissos de trabalho ou de natureza pessoal.

2 Pessoas maduras não acreditam em bajulação ou crítica, porque foram enganadas

Quando você cai na armadilha de alguém que só conta coisas bonitas e admiráveis ​​sobre você para conseguir sexo ou para usá-lo e depois deixá-lo, você sabe que isso nunca mais acontecerá. Você entende que quando a bajulação é usada para prejudicar, soa superficial.

Leva apenas uma vez que você se machuca particularmente para aprender que nem todos os relacionamentos são confiáveis ​​e nem todas as pessoas são honestas.

É o mesmo caso quando você recebe críticas. Não é verdade que eles são bem-intencionados (pelo menos na maioria das vezes). Assim como você não pode se recusar a sair com alguém só porque foi traído, você não pode permitir que a opinião de alguém que não te conhece, ou te conhece pouco, te abale.

Crescer significa saber que nem as críticas nem os elogios determinam quem você é.

3 As pessoas maduras têm humildade, porque foram derrubadas

A humildade vem da vida que te atingiu, às vezes com muita força. Quando você passou por dias sombrios, a humildade brilha nos dias mais claros.

As pessoas mais humildes costumam ser aquelas com um passado difícil. São os que mais dão, porque são os que menos receberam. Você só é capaz de guiar alguém através da escuridão quando tropeça nela.

4 As pessoas maduras baseiam suas decisões no caráter e não nos sentimentos

O caráter se desenvolve com valores, e os valores se formam depois de enfrentar obstáculos. Cada experiência difícil que você teve é ​​um tijolo adicionado à base do seu personagem.

Pode não parecer, mas quando você é forçado a fazer coisas que não quer fazer, seu caráter está sendo construído. Você se torna mais forte e mais capaz do que era ontem.

5 As pessoas maduras expressam constantemente gratidão, porque sabem do que os outros precisam

As pessoas aprendem a ser gratas quando tiveram que pedir ajuda no passado. Você não pode aprender a ser gentil até ser forçado a pedir ajuda.

Quando você passa por momentos difíceis, sabe como é precisar dos outros. Portanto, você sabe apreciar tudo o que lhe é dado. Se você nunca precisou pedir ajuda, então não entendeu o verdadeiro valor da gratidão.

6 As pessoas maduras têm tempo para os outros, porque já foram colocadas em segundo plano

A empatia se desenvolve após as dificuldades. As pessoas que foram usadas como ‘a opção de última hora’ ou deixadas para trás sabem a dor que isso causa.

Por meio dessas experiências, você aprende como NÃO tratar as pessoas. Se você puder se colocar no lugar de outra pessoa, é menos provável que pise nela. As pessoas que mais sofreram são as que mais estão dispostas a entender a situação em que o outro se encontra.

7 As pessoas maduras pensam bem antes de agir, porque já se prejudicaram o suficiente

Muitas pessoas com histórias de mágoa e sofrimento são sábias o suficiente para saber que elas mesmas desempenham um papel importante em sua dor. Por ingenuidade e falta de julgamento quando somos jovens (e não tão jovens), sabemos o dano que somos capazes de causar a nós mesmos.

Depois de causar danos suficientes a si mesmo, você começa a desenvolver hábitos como pensar nas coisas antes de agir. Talvez você deva deixar um espaço para também ouvir o seu coração, mas nunca tome decisões que prejudiquem você ou aqueles que você ama e fazem parte da sua vida.