Início natureza Moringa, a planta da esperança

Moringa, a planta da esperança

399
0

Você conhece a Moringa? Bem, no nosso país ela é uma planta mais conhecida no norte, mas ainda assim muitas pessoas desconhecem sua existencia. A espécie vegetal é originária da Ásia e da África e cresce em áreas semi áridas, tropicais e subtropicais, e traz benefícios para a saúde de todos, além de ser ótimo para a questão economica local.

Existem 13 variedades da planta que é da família Moringaceae, sendo que as mais comuns são a Moringa oleífera e a Moringa stenopetala. A sua árvore cresce  muito rápido e pode chegar a até 12 metros de altura, sendo seus galhos carregados de pequeninas folhas verdes que são altamente nutritivas.

Além disso, a planta tem ótima adaptação em locais muito quentes e áridos. Sendo tão nutritiva, em outros locais como África e Filipinas as famílias plantas a árvore no quintal como consumo próprio. Essa utilidade da planta se dá por que todas suas partes  são utilizáveis: folhas, vagens verdes, flores e sementes.

PESQUISADORES SE SURPREENDEM COM QUANTIDADE DE NUTRIENTES

A moringa possui  sete vezes mais vitamina C que a laranja, quatro vezes mais vitamina A que a cenoura, duas vezes mais proteína do que o iogurte, quatro vezes mais cálcio que o leite de vaca, três vezes mais ferro que o espinafre e três vezes mais potássio que a banana. É uma planta digna de ser estudada e o incentivo a seu consumo é uma realidade! E por essa razão ela vem sendo considerada como “árvore milagrosa” e fonte de esperança.

O sabor das suas folhas é semelhante ao agrião, levemente picante. J´´a a absorção dos seus nutrientes varia muito conforme o vegetal é preparado – por ex, em casos em que ele é fervido, pode se perder bastante dos nutrientes na água utilizada.

PROPRIEDADES MEDICINAIS

A medicina  ayurveda salienta que  a planta auxilia no tratamento e prevenção de 300 doenças. Além disso, há estudos que indicam que  a planta é um potencial larvicida e repelente do mosquito Anopheles stephensi que é vetor da malária e do Aedes aegypit que transmite a dengue.

Além disso, ela tem um efeito purificador da água que é incrível:  basta macerar as sementes da Moringa e adicionar água. Assim ela atrai argila, sedimentos e bactérias que se acumulam no fundo do recipiente e deixam a água clara e potável.

Não parece ser uma planta muito promissora?

Texto originalmente publicado em jardimdesign e adaptado pela equipe do blog Educadores.