Início Bem estar Mordendo e comendo as unhas, um hábito que pode causar a morte:...

Mordendo e comendo as unhas, um hábito que pode causar a morte: Onicofagia

5244
0

Embora roer as unhas possa parecer apenas um mau hábito, a maioria das pessoas não sabem que estão colocando sua saúde em risco.

É muito comum esse costume começar quando criança, como uma maneira de aliviar nervos, desespero ou estresse. Mas é importante saber que, se não for entregue a tempo, pode se tornar “onicofagia”.

A onicofagia pode se tornar perigosa se não for controlada; como o comportamento compulsivo de moderar as unhas pode causar lesões físicas, como deterioração do esmalte dos dentes, perda total das unhas, infecções de pele e deformação da cutícula.

Embora essas consequências possam parecer não tão destrutivas, a história não termina aqui. Quando mordemos as unhas, rasgamos a pele que cobre as unhas e permitimos que bactérias e vírus da nossa saliva entrem facilmente em nosso corpo, através de feridas.

Uma vez dentro, as bactérias entram na corrente sanguínea e aumenta a possibilidade de uma “sepse”. A sepse é uma doença do sangue que, além de estimular a circulação sanguínea, forma coágulos como defesa imunológica e prejudica os órgãos vitais.

Com o pouco fluxo sanguíneo, os órgãos começam a carecer dos nutrientes e oxigênio necessários, causando o armazenamento de toxinas no sangue que não foram filtradas pelo fígado e pelos rins, e podem causar choque séptico que Geralmente desencadeia um ataque cardíaco.

A sepse é tratável com antibióticos, descanso e exames médicos, se detectados a tempo. Mas se não, eles podem levá-lo a cirurgia ou diálise.

Alguns dos sintomas são febre, calafrios, batimentos cardíacos acelerados, confusão e desorientação e, às vezes, erupção cutânea.

Para saber se você tem sepse, recomendamos que você vá ao médico para realizar uma contagem de glóbulos brancos, que pode determinar se você está em perigo ou não.