Início Bem estar Maternidade perfeita não existe! O que existe são mães que dão tudo...

Maternidade perfeita não existe! O que existe são mães que dão tudo de si, e isso deve ser suficiente

128
0

A busca pela “mãe ideal” é um caminho sem fim. Simplesmente por que não há uma mãe perfeita! Aqueles que buscam a maternidade perfeita acabam sendo vencidos pelo cansaço da procura, pois jamais encontrará.

As comparações sempre irão existir. Aposto que muitas mães passam um bom tempo comparando sua vida com a de outras mães nas redes sociais, procurando os pontos em que são melhores e os que são piores, tentando encontrar um guia definitivo de como ser uma boa mãe. Acontece que essa comparação trás muitos problemas relacionados à autoestima e percepção da realidade.

As redes sociais mostram uma ilusão

Tudo é bom nas redes sociais. As pessoas não compartilham os momentos difíceis, as crises de choro, os dias sem banho… as pessoas compartilham apenas o que é lindo, bonito, e saudável (pra elas). Portanto, usar as redes para fins comparativos é um perigo.

A realidade da maternidade

Deve-se aceitar, em si mesmo, os momentos difíceis. Aceitar quando você está exausta e reconhecer esses momentos, pois é isso que faz de você um ser humano. Você não é uma máquina! Portanto, não deve jamais ignorar os sinais de que precisa de descanso.

Lembre-se: o seu filho tem a mãe perfeita PARA ELE. Cada mãe é mãe de alguém, acolhe as necessidades de alguém, que são sempre diferentes dos outros. Não podemos ser perfeitas! Acolha suas imperfeições e apenas dê tudo de si para o seu filho conforme as necessidades dele. Isso deve ser suficiente.

Texto originalmente publicado em melhorcomsaude e adaptado pela equipe do blog Educadores.