Início Ciência Baratas estão evoluindo para serem impossíveis de matar

Baratas estão evoluindo para serem impossíveis de matar

293
0

Se você tem medo desses insetos, é bom ficar de olho nas últimas descobertas: a evolução das baratas está tomando um caminho que torna impossível mata-las!

Sabemos que as baratas podem ter um nível de resistência bem grande. Os profissionais responsáveis por dedetizar os locais com esses insetos costuma usar misturas que contém diferentes tipos de venenos, para que pelo menos um deles consiga acabar com elas. Mas agora não sabemos mais se isso será suficiente.

Um grupo de pesquisadores da Purdue University em West Lafayette, Indiana, Estados Unidos, descobriu que algumas espécies de baratas estão ficando cada vez mais difíceis de matar. Primeiro, os pesquisadores fizeram testes tentando acabar com as baratas usando três métodos em algumas unidades de prédios por seis meses. Destes, apenas um apresentou algum resultado, já que as baratas tinha um nível baixo de resistência a um dos pesticidas usados.

No entanto, em outro local apenas 10% das baratas eram resistentes ao pesticida em questão, e assim a população de baratas aumentou, gerando resultados desanimadores.

Mas o resultado impressionante veio nos exames em laboratório: as baratas desenvolveram a capacidade de adquirir resistência cruzada contra vários tipos de inseticidas, mesmo sem terem sido expostas a eles anteriormente.

Michael Scharf, o principal autor desse estudo, relatou que a partir desse estudo seria possível perceber a resistência das baratas aumentar entre quatro e seis vezes em uma única geração

 Uma barata alemã consegue fazer 50 filhotes a cada três meses. Já imaginou esses filhotes todos com essa resistência cruzada? Como será possível derrotar as baratas? Assustador, não é mesmo?

Texto originalmente publicado em megacurioso e adaptado pela equipe do blog Educadores.