Início Curiosidades Lavar o arroz antes de cozinhar: não faça mais isso!

Lavar o arroz antes de cozinhar: não faça mais isso!

25999
0

Você sabia que lavar o arroz faz com que ele perca alguns nutrientes?

Arroz foi a primeira coisa que aprendi a cozinhar, mas já tinha visto minha mãe fazer desde que me lembro por gente e, sim! Minha mãe lavava o arroz, porque aprendeu com minha avó, que aprendeu com a dela e assim por diante. Então, sempre lavei o arroz enquanto estava na casa dela, mas quando casei não queria lavar o arroz pois, tinha aprendido que ele perde nutrientes se for lavado.

Por tradição o arroz sempre foi lavado em diversas culturas, com a alegação de que era necessário para tirar a sujeira do alimento. Passei a não lavar o arroz e as vezes era questionada por alguma visita e explicava que ele perdia nutrientes ao ser lavado. O arroz é um alimento super básico e muito fácil de fazer, desde que coloquemos a quantidade certa de água e sal. No começo eu empapava o arroz e então, comecei a sempre usar medida. Uma medida de arroz e duas medidas exatamente iguais de água. Nunca mais errei o ponto do arroz. Cozinho o arroz com a tampa da panela aberta, em fogo médio, até a água igualar com os grãos. Depois apago o fogo, tampo a panela e aguardo cerca de cinco minutos, deixando secar no bafo.

O sal não pode ser usado em demasia e a gordura também, pois quanto menos óleo usamos mais saudável fica e, o organismo encontra menos dificuldade em absorver os nutrientes. O arroz supre ao organismo ferro, potássio, fósforo, magnésio e vitaminas B1, B2 , B3 e B6. No entanto, se o arroz é lavado antes do cozimento parte dos nutrientes escorrem juntamente com a água. E tem mais, todos os possíveis microrganismos que poderiam ser nocivos a saúde quando submetidos ao fogo em altas temperaturas serão extinguidos durante o cozimento.

Trago uma sugestão para você incrementar o seu arroz, tornando-o mais nutritivo.

Você pode incluir couve picada, brócolis bem picado também, pode fritar juntamente com o arroz, só que deve atentar para a quantidade de água, pois será necessário um pouco mais. Você fica controlando o cozimento. Gosto muito de acrescentar temperinho verde quando desligo a panela, mas muita gente não aprecia.

Super dica: Para conservar o arroz cru, guarde-o num pote de vidro ou plástico hermeticamente fechada, em local seco e arejado.