Início Comportamento Inveja branca não existe. Existe a cobiça, que pode até ser construtiva...

Inveja branca não existe. Existe a cobiça, que pode até ser construtiva – entenda como

202
0

A inveja é um sentimento ruim, inevitavelmente. É um desafio para muitas pessoas não sentirem inveja, e quando sentem acabam justiçando como uma “Inveja boa” e, no pior dos casos, denominando “inveja branca”.

O problema é que não existe inveja boa, e o termo “inveja branca” é, além de errado, racista. O termo caracteriza o branco como algo puro, limpo, e bom.

“MAS EU SINTO INVEJA BOA, NÃO QUERO O MAL DA PESSOA QUANDO INVEJO O QUE ELA TEM”

Bem, lembremos que existe diferença entre inveja e cobiça.

A cobiça, quando bem trabalhada, pode fazer você se esforçar para ir atrás daquele objetivo. Você vê o que o outro tem, ou o que ele é, e se inspira em ser daquela forma também, fazendo você mesmo sair da zona de conforto e ir em busca desses objetivos.

Mas a inveja, ela é destrutiva. Ela faz mal para aquele que o sente. Não é motivacional não te faz ir atrás do que você quer. Apenas faz você enxergar o outro como alguém sortudo ou menos merecedor que você, lhe fazendo não compreender que cada um tem aquilo que planta e que é responsabilidade unicamente sua ir atrás do que você quer.

O invejoso apenas enxerga a si próprio. Nunca é uma inveja boa.

Sempre que você sentir algum sentimento parecido com a inveja, procure trabalhar nele para que se torne algo construtivo. Você pode manipular seus sentimentos para que eles não manipulem você, esteja atento!

Texto originalmente publicado em greenmebrasil e adaptado pela equipe do blog Educadores.