Início Curiosidades Indígenas fabricam sandálias com látex da Amazônia e vendem pela internet para...

Indígenas fabricam sandálias com látex da Amazônia e vendem pela internet para todo o Brasil

546
0

Os calçados possuem uma beleza única e muito brasileira

Indígenas encontraram uma maneira incrível de reunir tecnologia, sustentabilidade e empreendedorismo ao produzirem sandálias totalmente orgânicas feita à base de látex (substância extraída da Floresta Amazônica).

A cooperativa informal constituída por homens e mulheres indígenas denomina-se “Ararinha” e o produto é encontrado para venda através da internet. Os pedidos são realizados diretamente via WhatsApp e entregues através dos Correios. Inclusive, eles entregam em todo o país.

“As mulheres produzem os calçados e os homens colhem o látex – com o cuidado de deixar descansar as seringueiras após três tiragens. Quinze indígenas trabalham na produção. Dois homens na retirada do látex e treze mulheres na produção”, explica a designer dos calçados Ararinha, Daosha Vaxā Shawā (Pássaro Alegre), 52 anos, em entrevista ao portal SóNotíciaBoa.

O material utilizado na fabricação destes calçados, como dito anteriormente, é o látex puro, tingido com terra e urucum. Os solados possuem pó de madeira e o bordado é feito com linha de palha buriti. “São tingidas naturalmente, com argila de diversas cores e frutos da floresta”, esclarece Daosha.

Daosha garante que as sandálias são resistentes e confortáveis e possuem uma beleza única.

“São extremamente mais confortáveis que os do mercado, porque a borracha ‘calça os pés’, ela se molda, não aperta e é extremamente leve. Eles parecem moldados diretamente nos pés, de tão bem ajustados… São de alta resistência, mais do que os calcados comuns, porque não descolam e não desbotam em contato com água”, afirmou.

O conceito de produzir calçados feitos com látex surgiu há mais ou menos três anos atrás, porém foi apenas agora que o projeto foi posto em ação.

“Após mulheres indígenas receberem uma capacitação de como transformar o látex em folha de borracha, (FSA), senti a necessidade de criar calçados com esse material, fazendo uma experiência que deu certo, e juntamente com meu companheiro Txada Shawã e mais duas lideranças da aldeia Shawã Nãba , Yuvanã Shawã e kumawã Shawā, decidimos dar continuidade, aperfeiçoando cada vez mais os calcados”, contou a designer.

O par do calçado custa R$ 150, que é um preço único tanto para os modelos femininos quanto para modelos masculinos. “Começamos a vender recentemente. Temos ainda uma produção bem pequena de 40 sandálias por mês, mas que vão aumentar gradativamente conforme os pedidos. Em breve a produção vai estender aos indígenas da mesma etnia da aldeia Novo Acordo, que fica próxima”, afirmou Daosha.

COMO ENTRAR EM CONTATO PARA COMPRAR?

Siga o perfil no Facebook: voa.ararinha

Entre em contato através do WhatsApp: (11) 99910-7214

Fontes: razoesparaacreditar e sonoticiaboa