Início Ciência Exame de sangue será capaz de identificar qualquer tipo de câncer dez...

Exame de sangue será capaz de identificar qualquer tipo de câncer dez anos antes de o mesmo se manifestar

944
0
Primer plano de mano con guante, sosteniendo una muestra de sangre en un tubo

Este exame será incrivelmente importante no diagnóstico precoce de câncer

Acredita-se que em dois anos será possível a realização de um exame simples de sangue que identificará qualquer tipo de tumor ou câncer, dez anos antes de ele se manifestar no organismo. O exame será chamado de “biópsia líquida” e poderá analisar extensamente o DNA sanguíneo, prevendo assim qualquer eventual problema.

O procedimento está em desenvolvimento pelo Centro de Combate ao Câncer Memorial Sloan Kettering, nos Estados Unidos, conforme informações do jornal britânico Daily Mail. Até agora as pesquisas realizaram testes para diagnosticar 161 pacientes de câncer nos pulmões, próstata ou mama.

Os resultados foram assertivos em 90% dos exames. Em casos de tumores de difíceis identificação,, como o de pâncreas, o aproveitamento é menor, sendo 55% assertivo. Porém, mesmo assim, o exame é bastante proveitoso, já que este tipo de câncer normalmente é identificado somente em estágios mais avançados.

A “biópsia líquida” será capaz de identificar todo tipo de tumor, esteja ele presente em qualquer órgão do corpo.

Se o desenvolvimento do projeto for eficiente, os cientistas preveem que seja aplicado como um exame de rotina, como os feitos para detectar colesterol alto ou elevada pressão arterial.

Os pesquisadores ainda estimam que após a popularização deste exame, o número de mortes ocasionadas pelo câncer irá cair em até 50%.