Início Bem estar Estudo sugere: Poluição do ar pode desempenhar papel na obesidade em mulheres...

Estudo sugere: Poluição do ar pode desempenhar papel na obesidade em mulheres de meia-idade

155
0

Globalmente, o número de casos de obesidade quase triplicou desde 1975. Mas muitos fatores desempenham um papel determinante no peso de uma pessoa, incluindo genética, massa muscular, dieta , rotina de exercícios e o mais surpreendente: fatores ambientais.     

Um estudo , que foi publicado na revista médica Diabetes Care , analisou dados de 1.654 mulheres do Women’s Health Study Across the United States, para estudar a saúde das mulheres na meia-idade.

Os dados coletados das mulheres, com idade mediana de 49,6 anos, incluíram altura e composição corporal. Os pesquisadores também acompanharam as exposições anuais à poluição do ar.

Eles descobriram que quanto mais as mulheres foram expostas à poluição do ar, maior a probabilidade de desenvolver obesidade. A exposição à poluição do ar foi especificamente ligada a maior massa de gordura corporal, maior proporção de gordura corporal e menor massa corporal magra em mulheres de meia-idade.

As mulheres expostas à poluição do ar tiveram um aumento de 4,5% na gordura corporal.

Os pesquisadores também analisaram como a poluição do ar e a atividade física influenciaram a composição corporal e descobriram que altos níveis de atividade física eram uma boa maneira de compensar a exposição à poluição do ar.

O principal autor do estudo, Xin Wang, pesquisador do Departamento de Epidemiologia da Escola de Saúde Pública da Universidade de Michigan, não está surpreso que a poluição do ar possa desempenhar um papel no desenvolvimento da obesidade. “Não é difícil ver que o rápido aumento na prevalência da obesidade tem paralelo com o aumento da exposição a poluentes ambientais”, diz ele.

A Dra. Fatima Cody Stanford, médica de obesidade e pesquisadora clínica do Massachusetts General Hospital, explica:

“ Pesquisas mostram que parece que a poluição do ar pode levar à disfunção metabólica, o que significa que afeta seu metabolismo e a maneira como seu corpo armazena colesterol. A poluição do ar também parece estar ligada ao aparecimento de doenças crônicas, seja diabetes ou obesidade.  Quando você tem poluição do ar, é claro que pode atrapalhar regularmente a atividade física, especialmente ao ar livre”.

O autor do estudo ressalta que o estudo foi realizado em uma população específica, mulheres de meia-idade que foram expostas a uma concentração específica de poluição do ar (a concentração média anual de PM2,5 variou de 12,3 µg/m3 a 15,9 µg/m3) . Portanto, não é possível concluir que os resultados se aplicam a todos.