Início Comportamento Estudo indica que gatos são muito parecidos com seus donos. Será?

Estudo indica que gatos são muito parecidos com seus donos. Será?

178
0

Você achava seu gato parecido com você? Bom, pode ser que não esteja tão errado ainda… De acordo com um estudo, os gatos são mesmo parecidos com seus humanos. Vamos explicar.

Um  estudo  de cientistas das universidades de Lincoln e Nottingham Trent, publicado em 2019 na revista científica Plos One, sugere que os gatos tendem a refletir a personalidade de seus donos.

A pesquisa se concentrou em estudar a relação entre as diferentes personalidades dos donos de gatos e o comportamento de seus animais de estimação. Os pesquisadores chegaram à conclusão de que os donos de animais influenciam seu comportamento, assim como os pais afetam a personalidade de seus filhos .

A pesquisa

Os cientistas estudaram 3.000 donos de gatos, principalmente no Reino Unido, usando questionários sobre sua personalidade, bem como o comportamento, a saúde e o estilo de vida de seus gatos.

Os resultados eram incríveis. Por exemplo, os donos de gatos mais propensos ao neuroticismo prejudicam o bem-estar de seus animais. Quanto mais eles acreditavam que seus gatos tinham “problemas comportamentais”, mais eles incitavam seus animais a se envolverem em comportamentos agressivos e ansiosos, e mais estresse e doenças relacionadas ao excesso de peso existiam.

No entanto, os donos mais atenciosos e dedicados apresentaram gatos menos ansiosos e menos agressivos, indicando a influência que os donos exercem sobre seus animais de estimação .

A Dra. Lauren Finka, pesquisadora de pós-doutorado em bem-estar animal na Escola de Ciências Animais, Rurais e Ambientais da Nottingham Trent University, trabalhou nesta pesquisa e relatou que para muitas pessoas os animais de estimação são membros da família, então não é surpresa que eles sejam afetados por como interagimos com eles.

Então, se você tem um pet e acha que ele é parecido com você, acredite: ele realmente é.

Texto originalmente publicado em sain-et-naturel.ouest-france e adaptado pela equipe do blog Educadores.