Início Comportamento Estudo confirma: estar com fome pode, mesmo, te deixar irritado

Estudo confirma: estar com fome pode, mesmo, te deixar irritado

288
0

Você percebe que fica com raiva e estressado quando está com fome? Pois agora suas dúvidas podem acabar: um estudo indicou que isso realmente pode acontecer!

Uma equipe de pesquisadores europeus encontrou uma ligação clara entre a fome e a sensação e sentimentos de raiva e irritabilidade em um estudo que contou com 64 voluntários.

A  pesquisa foi liderada por Viren Swami, professor de psicologia social da Universidade Anglia Ruskin, em Cambridge, Inglatera. Segundo essa pesquisa,  além de sentirmos mais raiva quando estamos com fome, também tendemos a ter menos prazer nas atividades que estamos executando. Segundo o pesquisador, a fome nos deixa mais propensos a ter emoções negativas.

Swami e seus colegas pediram aos voluntários que registrassem seus níveis de fome e seus estados emocionais cinco vezes ao dia, em uma escala de 0 a 100, por um período ininterrupto de 21 dias. Para facilitar o levantamento das emoções, os participantes registravam as informações num aplicativo.

2 Hipóteses

Os pesquisadores têm algumas hipóteses para explicar como a fome pode influenciar nossas emoções.

  1. níveis baixos de açúcar no sangue faz com a que pessoa fique mais agressiva, irritada e impulsiva.
  2. , quando as pessoas estão com fome, é provável que comecem a ver o mundo à sua volta com olhos irritáveis.

De qualquer forma, essa pesquisa levanta um debate mais profundo. Por exemplo: crianças que vão para a escola com fome terão muito mais dificuldades de aprender de forma eficaz, sem falar na possibilidade de elas terem problemas comportamentais. É algo a ser discutido e avaliado, certo?

Texto originalmente publicado em megacurioso e adaptado pela equipe do blog Educadores.