Início Ciência Estudante cria óculos para cegos com funções super especiais

Estudante cria óculos para cegos com funções super especiais

137
0

O estudante Flávio Pires Viana, de 17 anos, morador de Macaé (RJ), criou um óculos super especial: o óculos para cegos.

O estudante de mecatrônica, na Educação Técnica do Instituto Nossa Senhora da Glória-INSG/Castelo, usou sua ideia como projeto do trabalho de conclusão de curso. Ele avalia sua invenção como algo de mecanismo simples: sensores acoplados no ré dos óculos são os mesmos usados em carros para estacionar, e emitem som.

Os óculos produzem um sinal para um vibracall e para um buzzer (apito) fixado na armação, indicando a existência e a direção de qualquer objeto.

Agora algo mais surpreende ainda: para construir o protótipo ele gastou cerca de cem reais e ainda utilizou materiais que tinha em casa. Para o estudante, essa foi a possibilidade de unir duas paixões, que são a biologia e a mecatrônica.

O TESTE

O agricultor José Batista, de 67 anos, foi o primeiro a testar a invenção. José já sofria com problemas de visão desde os 35 anos, e parou de enxergar totalmente há um ano e meio.

Os testes foram muito positivos nesse primeiro momento. Agora Flávio deseja patentear os óculos para cegos e prosseguir estudando para entrar em uma faculdade de medicina e fazer a diferença no futuro dos deficientes visuais.

Texto originalmente publicado em dicasonline e adaptado pela equipe do blog Educadores.